NA RODA: CARLA CHAIM, NINO CAIS, MARCELO AMORIM, FLORA LEITE, ANA ROMAN, JULIA DE SOUZA E MARIANA LEME
28/09/2024 - 16h
Na Roda com Carla Chaim, Nino Cais, Marcelo Amorim, Flora Leite, Ana Roman, Julia De Souza e Mariana Lemecontinue lendo +
A Casa de Cultura do Parque lança a segunda edição do programa de encontros literários Prosa do vestibular, que acontece agora de forma presencial, entre agosto e outubro de 2022, com produção do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O projeto é composto por uma série de 12 aulas presenciais com pesquisadores, acadêmicos, diletantes e escritores para falar sobre alguns dos autores e autoras mais recentes e recorrentes que são tema nos vestibulares mais concorridos do país.
Os encontros discutirão títulos como Terra Sonâmbula (Mia Couto), Mensagem (Fernando Pessoa), Alguma Poesia (Carlos Drummond de Andrade), Quincas Borba (Machado de Assis), além de outros títulos relevantes nas provas da USP (Universidade de São Paulo) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). No encerramento do projeto, que acontece no dia 29 de outubro, contaremos com a presença do escritor Bernardo Carvalho, autor de Nove noites.
A Casa de Cultura do Parque, ciente das dificuldades de acesso e mobilidade na cidade de São Paulo, irá disponibilizar transporte gratuito para diversas escolas parceiras e cursinhos comunitários convidados, que levarão os alunos até a instituição, onde ocorrerão as aulas. Os estudantes convidados irão desfrutar do dia na Casa, aproveitando para visitar as exposições em cartaz, participar do programa Música na Casa (nos dias de apresentação) e demais atividades da nossa programação cultural. Os encontros são abertos a todo o público interessado. Durante os intervalos das aulas haverá sempre um lanche para todos.
Confira a programação completa:
Luana Chnaiderman, nascida em São Paulo, é formada em Letras pela USP, onde também fez mestrado. É professora de Português e dá cursos de escrita criativa na Escrevedeira, São Paulo. Escritora, publicou, entre outros, os seguintes livros: Minhocas, (Cosac e Naif, 2014); Fuga (FTD, 2017); Os animais domésticos e outras receitas. (Perspectiva, 2018, finalista do prêmio Jabuti, 2019).
Assista ao encontro com Luana Chanaiderman:
Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora dos livros 'E se eu fosse puta' (hoo editora, 2016) e 'Neca + 20 Poemetos Travessos' (O Sexo da Palavra, 2021). Além disso, ela é colunista da BuzzFeed e do UOL Esporte e professora de literatura no cursinho pré-vestibular Descomplica.
Assista ao encontro com Amara Moira:
Deivison Nkosi lançou, em 2018, pela Editora Ciclo Contínuo, o livro Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro, onde apresenta a trajetória política e intelectual de Frantz Fanon e publicou, em parceria com outros pesquisadores da saúde pública (Feffermann, et. all), a coletânea 'As interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe'. Atualmente, é pós-doutorando no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP-USP e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde da UNIFESP e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e do Grupo Kilombagem.
Assista ao encontro com Deivison Nkosi:
Douglas Barros é graduado em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2012). É Mestre em Estética e Filosofia da Arte, e Doutor em Ética e Filosofia Política. Tem experiência em filosofia, com ênfase em ética, estética e filosofia política. Investiga principalmente a filosofia alemã conjuntamente com o pensamento diaspórico de matriz africana e suas principais contribuições teóricas no campo da arte e da política. Atua nos seguintes temas: literatura, teatro, filosofia política, filosofia do direito e Estado. É escritor com três romances publicados e autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial e Racismo.
Assista ao encontro com Douglas Barros:
lizandra Souza é escritora, poeta, jornalista, integrante do Sarau das Pretas, ativista cultural há 20 anos. Autora dos livros 'Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta?', 2021; 'Filha do fogo- 12 contos de amor e cura', 2020 (contos); Águas da Cabaça, 2012 (poesias); Punga (Edições Toró, 2007) e participação em antologias literárias. Editora das publicações do Coletivo Mjiba e coorganizadora da Antologia Narrativas Pretas – Sarau das Pretas.
Assista ao encontro com Elizandra Souza:
Lígia Menna é doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP), tem mestrado e pós-doutorado na mesma área. Autora dos livros: A carnavalização na literatura Infantil (Giostri, 2017) e A literatura infantil além do livro (Bonecker, 2019). Coautora da coleção didática para Ensino Fundamental II, intitulada: Português: uma língua brasileira, juntamente com Regina Figueiredo, (Leya, 2014). Ministro aulas em cursos presenciais e EAD.
Renata Valente é doutoranda em Letras, mestre em Educação e atua há 22 anos como professora do Ensino Fundamental II, Médio, Cursinho e Ensino Superior. Tem experiência na busca de resultados acadêmicos, bem como na formação humana, centrada nos valores éticos e cidadãos. É pesquisadora na área de música e linguagem (hip-hop), corretora de processos de redação em larga escala e autora e revisora de materiais didáticos.
Fátima Ghazzaoui possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 2016, integra o programa de doutorado do Departamento de Teoria Literária da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária.
Ricardo Ramos Filho é escritor, com livros editados no Brasil e no exterior. Professor de Literatura. Doutor em Letras pela USP. Ministra cursos e oficinas, trabalha como orientador literário. Membro do Conselho Fiscal da SP Leituras e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE). Como sócio proprietário da Ricardo Filho Eventos Literários atua como produtor cultural. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986).
Maria Celeste de Souza é doutora e mestra em Educação na área de Linguagem da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e graduada em Letras-Português pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem larga experiência profissional na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Atualmente presta assessoria técnico-pedagógica em redes públicas e privadas de educação básica, especialmente em projetos de formação continuada de professores de língua portuguesa e suas literaturas. Fora da educação escolar, tem organizado e conduzido círculos de leitura e de escrita em projetos sociais e comunitários. Como pesquisadora do Grupo Linguagens na Educação, seus interesses de pesquisa estão voltados para as questões de ensino e aprendizagem da produção de textos escritos, particularmente de narrativas em prosa, que exigem uma aproximação da literatura e dos conhecimentos produzidos no campo literário.
Thiago Bechara é poeta, contista, biógrafo, dramaturgo, compositor musical, entrevistador e crítico literário brasileiro com mais de dez livros publicados no Brasil e em Portugal. É pós-graduado em Jornalismo Cultural, Mestre em Estudos de Teatro e Doutor em Estudos Portugueses e Românicos pela Universidade de Lisboa. Tem publicado ensaios e artigos em livros e periódicos em Portugal e na França, com ênfase na investigação da cultura literária e musical do Brasil e de Portugal, investigando heranças clássicas e trágicas em obras dramáticas de Fernando Pessoa e na lírica moderna do Fado.
Bernardo Carvalho é um dos mais destacados romancistas da literatura brasileira contemporânea. Nascido no Rio de Janeiro em 1960 e radicado em São Paulo, é editor do caderno de resenhas e ensaios 'Folhetim', do jornal Folha de S.Paulo. Carvalho também atuou como correspondente em Paris e Nova York. Em 1993 começou a publicar como ficcionista com as histórias de 'Aberração'. Dois anos mais tarde lançou 'Onze', seu primeiro romance, seguido de 'Os bêbados e os sonâmbulos'. Em 2002, surge 'Nove noites', que é seu livro de maior alcance.
28/09/2024 - 16h
Na Roda com Carla Chaim, Nino Cais, Marcelo Amorim, Flora Leite, Ana Roman, Julia De Souza e Mariana Lemecontinue lendo +
Rafael Campos Rocha
30/11/2024 - 15h30–17h30
Dia 30 de novembro, sábado, tem o workshop “Fazendo uma tira de Quadrinhos” com Rafael continue lendo +
01/11/2024 até 31/01/2024 - 11h30
Com foco na difusão da arte contemporânea, da experimentação de linguagens e pluralidade de ideias, a Casa de Cultura do Parque é um centro cultural que articula diferentes gerações nos seus cursos e atividades, despertando em seu público o senso crítico e estético.continue lendo +
20/10/2024 - às 16h30
Festival gratuito celebra três anos de parceria com a EMESP e reúne jovens talentos e nomes consagrados da música brasileira, como Renato Braz, Cristovão Bastos e Paulo Netto, em dois dias de shows.continue lendo +
01/10/2024 até 31/10/2024 - 11h30
Com foco na difusão da arte contemporânea, da experimentação de linguagens e pluralidade de ideias, a Casa de Cultura do Parque é um centro cultural que articula diferentes gerações nos seus cursos e atividades, despertando em seu público o senso crítico e estético.continue lendo +
05/10/2024
A Casa de Cultura do Parque tem o prazer de apresentar, dia 5 de outubro continue lendo +
28/09/2024 - 16h
Na Roda com Carla Chaim, Nino Cais, Marcelo Amorim, Flora Leite, Ana Roman, Julia De Souza e Mariana Lemecontinue lendo +
ABERTA AO PÚBLICO DE QUARTA A DOMINGO, DAS 11H ÀS 18H
958P-10 [Itaim Bibi – Jardim Nardini] e 957T-10 [Itaim Bibi – Cohab Taipas] – as duas linhas passam no Largo da Batata | Metrô Faria Lima
Linha amarela | descer na estação Faria Lima e pegar ônibus da linha 875C-1 [Terminal Lapa]
Estação Villa-Lobos Jaguaré, atravessando o Parque Villa-Lobos a pé [cerca de 30 minutos]
É possível chegar à Casa pela ciclovia que integra as avenidas Faria Lima – Pedroso de Morais – Professor Fonseca Rodrigues, que passa em frente ao portão de entrada
Digite Casa de Cultura do Parque no campo de destino do seu aplicativo preferido
Envolta por arte e natureza, a Casa de Cultura do Parque oferece espaços exclusivos para o seu evento!