LOBA Festival Literário

Icone Calendar Clock 25/01/2025 - 14h-18h

Entrada gratuita

No dia 25 de janeiro de 2025, aniversário da cidade, a Casa de Cultura do Parque recebe o LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival Literário. Idealizado e criado em 2023 por Mandi Castro, Mari Gauer e Milena Silveira, o festival dedica-se à promoção da escrita de mulheres no Brasil e busca dar visibilidade às autoras e combater estereótipos de gênero na literatura.

Com apoio do governo estadual e federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, o festival foi contemplado no edital de fomento à economia criativa. O evento conta com uma programação diversificada, incluindo painéis, workshops e o Prêmio LOBA, que reconhece obras escritas por mulheres em diversas categorias, como conto, romance, poesia e roteiro para curta-metragem.

A programação inclui painéis com escritoras e roteiristas renomadas. Às 14h, Laura Artigas e Letícia Fudissaku discutem “Além da literatura, roteirizando ideias”. Às 15h15, Mel Duarte, Natalia Timerman e Julia Dantas debatem “Transformando lutas sociais em literatura”. Às 16h30, acontece a cerimônia de premiação das finalistas do Prêmio LOBA, seguida de um happy hour. Encerrando o evento, às 18h, o Quarteto Jacarandá apresenta um show com clássicos do choro e composições autorais.

O Prêmio LOBA, em sua primeira edição, aceitou inscrições de obras publicadas ou não a partir do primeiro semestre de 2023. As categorias são divididas em publicadas e não publicadas, contemplando contos, romances, poesias, não ficção e roteiros para curta-metragem.

“Acreditamos que a literatura deve refletir a diversidade de vozes e perspectivas das mulheres”, afirmam as organizadoras. O LOBA Festival consolida-se como um espaço de inclusão, debate e valorização da produção literária feminina.

Já anota na sua agenda!

 

Confira a programação:

14h–15h

Painel 1 | Além da literatura, roteirizando ideias, com Laura Artigas e Letícia Fudissaku

Laura Artigas é jornalista, roteirista e diretora com 16 anos de experiência em documentários. Roteirizou o true crime “Volta Priscila” (Disney Plus), o longa “Herchcovitch, Exposto” e as séries documentais “O Mundo Invisível dos Gamers” (HBO) e “Quebrando o Tabu” (GNT/Globoplay). Dirigiu os documentários “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” e “O Ponto Firme”.

Letícia Fudissaku é roteirista e diretora formada pela Cásper Líbero. Roteirizou a segunda temporada de “Cidade Invisível” (Netflix) e o longa-metragem “Trago Seu Amor”. Premiada no GUIÕES (Portugal) e selecionada para o Laboratório Novas Histórias. Participou de workshops de roteiro na German Film and Television Academy Berlin (DFFB), no Sesc Argumenta e no FRIACA Lab.

 

15h15-16h15

Painel 2 | Transformando lutas sociais em literatura, com Mel Duarte, Natalia Timerman e Julia Dantas

Mel Duarte é escritora, poeta e compositora com mais de 10 anos de carreira e cinco livros publicados, incluindo “Colmeia – poemas reunidos”. Lançou o disco “Mormaço” em 2019 e foi finalista do prêmio “Inspiradoras” em 2021. Atualmente está em turnê de despedida do álbum “Mormaço” e prepara o lançamento de “Colmeia”, com poemas musicados.

Natalia Timerman é médica psiquiatra, mestre em psicologia e doutoranda em Teoria Literária pela USP. Autora de “Desterros – Histórias de um hospital-prisão”, da coletânea de contos “Rachaduras” (indicado ao Prêmio Jabuti) e dos romances “Copo Vazio” e “As pequenas chances”.

Julia Dantas é escritora, tradutora e professora de Escrita Criativa. Autora de “A mulher de dois esqueletos”, “Ela se chama Rodolfo” (vencedor do Prêmio Livro do Ano da AGEs e do prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras) e “Ruína y leveza” (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura). Organizou o blog “Diário da Pandemia” e “Diário da Enchente”.

 

16h30-18h

Cerimônia das finalistas

Premiação das finalistas, seguida de um happy hour para celebração

 

18h

Música na Casa | com Quarteto Jacarandá

O Quarteto Jacarandá, formado em 2023 por musicistas do cenário do choro paulistano, homenageia grandes compositoras e intérpretes brasileiras, como Chiquinha Gonzaga e Luciana Rabello. Madu Calixto, flautista aluna da EMESP e ex-integrante do Guri Santa Marcelina, Camila Silva, cavaquinista formada pela EMESP e integrante de grupos como Sambalaio, Nathalie Magalhães, percussionista com trajetória no teatro e rodas de choro, e Helô Ferreira, violonista com mestrado em Educação e experiência com nomes como Mart’nália e Fabiana Cozza, combinam a riqueza da música instrumental brasileira com a história da mulher no choro. O quarteto, incentivado pelo NDC da EMESP, inclui em seu repertório clássicos de Pixinguinha e músicas autorais.”][/programacao_evento]

 

Entrada gratuita.

Inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/loba-festival-literario/2791564

 

ATIVIDADES RELACIONADAS

presencial

Mês da Consciência Negra na Casa

Icone Calendar Clock 02/11/2024 até 23/11/2024

No mês de novembro, a Casa de Cultura do Parque abre suas portas para uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. Este período é dedicado à reflexão, celebração e promoção da cultura afro-brasileira, destacando a importância da diversidade e contribuição dos povos negros para a construção da identidade cultural do Brasil.continue lendo +

presencial

Na Roda: Lançamento de livro “Greve Humana: por uma prática da liberdade” e mesa de conversa

Leonardo Araujo Beserra, Fabrícia Jordão, João Gomes, Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira 

Icone Calendar Clock 07/09/2024

Dia 7 de setembro, às 16h, a Casa de Cultura do Parque apresenta a versão completa da antologia "Greve Humana: por uma prática da liberdade", que reúne os textos mais marcantes dos últimos 20 anos do coletivo Claire Fontaine. Para enriquecer ainda mais essa experiência, teremos uma mesa de conversa mediada pelo curador da mostra "Jogue o seu eu fora" – em cartaz na Casa até dia 8 de setembro –, Leonardo Araujo Beserra e com a participação da pesquisadora e professora Fabrícia Jordão, do tradutor do livro João Gomes e dos artistas Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira.continue lendo +

novidades da casa em primeira mão
Receba nossa newsletter

A Casa de Cultura do Parque fica em frente ao Parque Villa-Lobos, em São Paulo

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1300 Alto de Pinheiros, São Paulo

ABERTA AO PÚBLICO DE QUARTA A DOMINGO, DAS 11H ÀS 18H

Icone sol

ENTRADAGRATUITA

Icone cadeirante

RAMPA ACESSÍVEL

Icone de wif gratuito

WI-FI GRATUITO

COMO CHEGAR NA
CASA DE CULTURA DO PARQUE

Icone de ônibus

ÔNIBUS

958P-10 [Itaim Bibi – Jardim Nardini] e 957T-10 [Itaim Bibi – Cohab Taipas] – as duas linhas passam no Largo da Batata | Metrô Faria Lima

Icone de metrô

METRÔ

Linha amarela | descer na estação Faria Lima e pegar ônibus da linha 875C-1 [Terminal Lapa]

Icone de trem da CPTM

CPTM

Estação Villa-Lobos Jaguaré, atravessando o Parque Villa-Lobos a pé [cerca de 30 minutos]

Icone de bicicleta

BICICLETA

É possível chegar à Casa pela ciclovia que integra as avenidas Faria Lima – Pedroso de Morais – Professor Fonseca Rodrigues, que passa em frente ao portão de entrada

Icone de taxi

TAXI | APP

Digite Casa de Cultura do Parque no campo de destino do seu aplicativo preferido

Icone de placa

NÃO TEMOS ESTACIONAMENTO

Seu evento aqui na Casa

Envolta por arte e natureza, a Casa de Cultura do Parque oferece espaços exclusivos para o seu evento!