O artista Jp Accacio estreia sua participação no #NaVaranda com o vídeo inédito ‘A Falta Que Você Me Faz’, de 2018.
O vídeo mostra a janela de luz emitida por um projetor de slides funcionando sequencialmente sem imagens. Abaixo dessa janela um pequeno incêndio se inicia e se extingue, sem que isso interfira na ação que ocorre acima.
Inspirado no incêndio que consumiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, este trabalho propõe reflexões antagônicas e variadas. Por um lado apresentam-se questões relacionadas ao esquecimento, apagamento e perda, tanto no sentido material como no âmbito da memória e do arquivo.
A obra também trata de questões relativas à evolução e obsolescência das mídias e tecnologias audiovisuais. O registro de uma janela de projeção de slides sem imagens, somente com os ruídos e marcas do tempo à mostra, que é mordiscada por chamas e depois invadida por sua fumaça, é uma analogia com a morte e substituição das mídias e equipamentos analógicos ocorridas nas últimas três décadas. Apesar de gravado digitalmente, o trabalho é exibido no formato 4:3, comum a equipamentos audiovisuais antigos, porém praticamente obsoleto nos dias de hoje.
Esta edição do #navaranda é realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.
É artista transmídia, graduado em Comunicação Social - Rádio e TV, pela FAAP (2000), Pós-Graduado em Especialização em Comunicação e Práticas da Produção de Imagens: Fotografia e Audiovisual pela Universidade Mackenzie (2014) e Pós-Graduado em Fotografia pela FAAP (2017). Produz trabalhos em fotografia, vídeo, instalação e performance. Sua pesquisa investiga as possibilidades de diálogo envolvendo elementos naturais e humanos, a coexistência entre diferentes meios e linguagens e a constituição da imagem sob o prisma da construção temporal, espacial e narrativa.Jp Accacio