Nesta segunda participação no programa #NoQuintal, o artista Danilo Oliveira apresenta o vídeo “A Pintura”.
É um vídeo que parte de apropriações de diversas naturezas, propagandas publicitárias que exaltam o novo como principal atributo de uma mercadoria, videoclipes que utilizam da imagem da pintura, do pintor ou pintora, como elemento discursivo dentro de uma narrativa e imagens relativas à história da arte. Nas imagens dos videoclipes a pintura às vezes pode ser um elemento que exalta a sensibilidade e o caráter afetivo e romântico do personagem, outras vezes revela uma força rebelde e incontrolável, a pintura como veículo da raiva e da fúria, ou de uma uma celebração inconsequente.
De Milli Vanilli ao artista multimídia Paul McCarthy, a imagem do(a) artista que pinta pode sempre soar como uma paródia. “A pintura é uma coisa mental”, texto que aparece no início e no final do vídeo, é uma definição de pintura, atribuída a Leonardo da Vinci.
Esta edição do #navaranda é realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.
Artista e professor, vive e trabalha em São Paulo. Bacharel e mestre em artes visuais pelo IA - Unesp. Membro fundador de coletivos como Ocavalo (1999-2002), Base-V (2003-2016) e Circuito de Improvisação Livre (2010 - 2014), em São Paulo. Participou de exposições e residências artísticas pelo Brasil e países como Argentina, Colômbia, Uruguay, Alemanha, Barbados e Japão. Produz especialmente nas linguagens bidimensionais: pintura, desenho, aquarela, colagem, muralismo.Danilo Olivera