Ícone do site Casa de Cultura do Parque

A Universidade e as ruas: conversa com Senhorita Bira e Chavoso da USP

Qual o papel da Universidade no desenvolvimento acadêmico de jovens no Brasil? A Universidade oferece caminhos concretos para jovens que desejam ingressar no mercado?

Essas e outras questões compõem o encontro entre sociólogo Senhorita Bira e o estudante de ciências sociais Thiago Torres, também conhecido como Chavoso da USP, que acontece no dia 4 de março, sábado, às 15h, na Casa de Cultura do Parque.

Neste encontro, os convidados buscam analisar os próximos passos da educação frente aos anos onde a pandemia impossibilitou, de diversas formas, o acesso básico à educação até a formação de ensino superior, além da progressiva falta de investimento à pesquisa e aos cursos de graduação no país durante a última gestão do governo federal. Em conexão a este tema, existem as ruas e suas expressões orgânicas e espontâneas, que levanta um dos questionamentos centrais para este debate: O que significa uma Universidade aberta e com ponte para as ruas?

 

Thiago Torres (Chavoso da USP)

Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, tem 22 anos, é da zona norte de São Paulo e estuda Ciências Sociais na USP. Tem um canal no YouTube onde fala de sociologia, política e cultura periférica, além de apresentar o podcast Quebrada Cult. Palestra em escolas públicas, Fundações CASA e cursinhos populares, além de militar no movimento social Mandela Free.

 

Senhorita Bira

Senhorita Bira (@senhoritabira) tem como campos de estudo as políticas públicas, as ciências humanas e a pedagogia. Sua alma mater é a Universidade Federal do ABC. Desde 2020, faz vídeos com análises semióticas e sociológicas de políticos, empresas e celebridades no canal O Algoritmo da Imagem no YouTube.

Sair da versão mobile