Este vídeo é por si só uma costura de memórias, apresenta o processo criativo e os temas da artista Carolina Velasquez: proposição artística, migração, reconstrução ancestral, memória, processos de colonização, costura de arquétipos e identidade latina.
A narrativa trata da proposição artística “Performances Fabulosas” e seus aspectos políticos, realizados a partir de 2012, até a formação do coletivo Cholitas da Babilônia, resultante destes processos de construção da arte por meio do eu coletivo. Trata-se da prática da da episteme arte pela perspectiva latina. Escavar-se significa a ação de assumir sua diversidade de simbologias culturais e também suas contradições ancestrais.
Esta edição do #navaranda é realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.
Carolina Velasquez
Carolina Velasquez é artista, mediadora e performer. Nascida em Piracicaba – SP (1978), filha de bolivianos, descendente dos povos indígenas Quechua e Aymara; têm o resgate de aspectos da ancestralidade por meio da criação de imagens da memória e performances em paisagens ancestrais como tema central de sua pesquisa e produção. Trabalha nas linguagens da escultura têxtil, vídeo e fotografia.