Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Pedagoginga, autonomia e mocambagem: o racismo estrutural na cultura brasileira

A Casa de Cultura do Parque promove no feriado em 20 de novembro a aula aberta Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem,  com o educador e escritor Allan da Rosa.

No encontro, da Rosa traz os dilemas e os impasses da cultura brasileira sob sua perspectiva audaz e singular. A partir do seu livro Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem (Pólen Livros, 2012), o escritor discorre sobre a cosmovisão africana, a valorização de importantes intelectuais orgânicos negros e negras, personalidades e personagens da arte brasileira, e revê a música nacional. Aqui, Muniz Sodré encontra Zé Keti; Paulinho da Viola conversa com Conceição; e Evaristo e Milton Santos trocam com Clementina.

A zona Sul de São Paulo e seus saraus, a capoeira, a implementação consistente do ensino de história e de cultura de matriz-afro e o sonho de um movimento de educação popular autônoma na periferia paulistana também constituem parte da reflexão e conversa sobre os elementos fundamentais da cultura do Brasil,  convívio e criação através do questionamento do fazer educativo. 

O autor ainda discute o espírito coletivo afro-brasileiro, observando as características culturais negras em nossa cultura, sempre com olhar crítico a respeito das desigualdades (jurídicas, escolares, econômicas, políticas e sociais) sofridas pela população negra no Brasil, bem como na questão do racismo estrutural que figura na sociedade.  

Angoleiro, educador, escritor e ativista de um movimento de educação popular autônomo nas periferias de São Paulo, Allan da Rosa nos oferece esta oportunidade de conversar sobre Pedagoginga, autonomia e mocambagem: título do autor publicado pela Pólen Livros.

 

Sair da versão mobile