No dia 11 de março, às 15h, acontece a exibição gratuita do premiado filme MARTE UM (2022) aqui na Casa de Cultura do Parque. O filme será seguido de um debate com o diretor do longa, Gabriel Martins, que irá contar ao público como foi produzir esse filme que retrata de maneira tão delicada uma importante parcela da realidade e da juventude brasileiras.
MARTE UM (2022), conta a história dos Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
O segundo longa-metragem assinado por Gabriel Martins (que codirigiu “No Coração do Mundo” em 2019 com o parceiro Maurílio Martins) segue a família homônima à do diretor durante alguns dias do final de 2018, dando a cada personagem tempos de tela similares e arcos dramáticos afetivamente intensos, que, em vários sentidos, definem seus futuros. Cada um tem as vivências particulares, mas a narrativa em mosaico sempre retorna ao núcleo familiar e às afetações de cada ação individual na dinâmica da estrutura formada por um pai, uma mãe, uma filha e um filho. Eles são, antes de tudo, um homem, uma mulher, uma adolescente e uma criança, com tudo que isso implica social e, no caso aqui tratado, racialmente. “Marte Um” é incontornavelmente um filme sobre alguns tipos de vivência e experiência negras no Brasil do século 21.
Gabriel Martins
Gabriel Martins (1987) é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico. Seu primeiro filme, NO CORAÇÃO DO MUNDO, codirigido por Maurilio Martins, estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã em 2019, e depois foi exibido em diversos festivais, e lançado comercialmente em vários países, como a França, onde foi aclamado pela crítica. Entre seu curtas estão NADA, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2017, e DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, exibido no Festival de Clermont-Ferrand. Ele também participou do programa especial de Roterdã “Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass. Gabriel escreveu diversos filmes, como o sucesso ALEMÃO. MARTE UM é seu segundo longa, e primeira direção solo.
Confira o trailer:
Produção: Seis e Um Podcast e Casa de Cultura do Parque
Apoio: Cerveja Black Princess | Hotel Panamby São Paulo | Yoki
Classificação indicativa oficial: 16 anos