Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Cinema na Casa + Na Roda: #EAGORAOQUE

No dia 01/04, a partir das 15h, acontece a exibição do filme #EAGORAOQUE (2020), seguido de debate com os diretores Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald e participação especial de Vladimir Safatle.

Sinopse: Como agir politicamente hoje? É possível mudar as coisas, as pessoas, a sociedade? E agora, o que fazer? Um intelectual e suas contradições.

“A discussão sobre quais ações devem ser tomadas dentro da esquerda para seu fortalecimento não é nada inédita e muito menos recente. As eleições de 2018, porém, marcaram a ascensão de agentes políticos opostos à esquerda, com muitos integrantes da extrema-direita, inclusive. Esse cenário trouxe com ainda mais força o questionamento de qual caminho trilhar para que a esquerda volte a ter o protagonismo de outrora. A partir disso, #eagoraoque cria uma narrativa extremamente crítica a uma parcela desse espectro político.

Dirigido pela dupla Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald, o documentário mistura momentos de encenação com trechos de discursos em atos políticos, trazendo desde falas do músico Mano Brown até do político Guilherme Boulos. O “protagonismo”, entretanto, fica a cargo do filósofo Vladimir Safatle, que tem diversos trechos de manifestações suas na época da eleição de 2018 contrastados com debates mais recentes e algumas encenações.

[…]Em pouco mais de 60 minutos de projeção, Bernardet e Rewald abordam a hipocrisia dos que ficam encastelados em seus imóveis bem localizados, com seus livros e grande acúmulo acadêmico, e resolvem de tempos em tempos encontrarem o povo que tanto dizem defender para simplesmente guiá-los, como se fossem verdadeiros Messias. Para quem é obrigado a se organizar para sobreviver, a política não tem nada de reativa.” (Trecho do texto de Rodrigo Pereira para o portal Plano Crítico)

Classificação Livre.

Jean-Claude Bernardet

é professor emérito da Universidade de São Paulo, teórico de cinema, crítico, cineasta, roteirista, escritor, dramaturgo e ator. Publicou vários livros, entre eles: CINEASTAS E IMAGENS DO POVO, 2003; HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA DO CINEMA BRASILEIRO, 1995; O AUTOR NO CINEMA, 1992; CINEASTAS E IMAGENS DO POVO, 1985; BRASIL EM TEMPO DE CINEMA, 1967. Como roteirista: HOJE (2011), de Tata Amaral - escrito em parceria com Rubens Rewald e Felipe Sholl, prêmio de melhor roteiro no Festival de Brasília; CARREGO COMIGO (2000), de Chico Teixeira; ATRAVÉS DA JANELA (2000), de Tata Amaral; UM CÉU DE ESTRELAS (1996), de Tata Amaral; PAULICÉIA FANTÁSTICA (1970), de João Batista de Andrade; O CASO DOS IRMÃOS NAVES (1967), de Luís Sérgio Person. Como diretor: SOBRE ANOS 60, de 1999; SÃO PAULO, SINFONIA E CACOFONIA, de 1994; ETERNA ESPERANÇA, de 1972.

Bubens Rewald

é Professor de Roteiro na ECA / USP. Escreveu e publicou o livro CAOS / DRAMATURGIA em 2010 e AUTOR ESPECTADOR em 2019. Em Cinema, ele dirigiu os curtas CÂNTICOS, 1991; e MUTANTE..., 2002 -- selecionado para o Festival Internacional de Clermont-Ferrand. Também escreveu e dirigiu os longas de ficção: CORPO, 2007, selecionado para diversos festivais, como Montreal, Palm Springs, India, Rio de Janeiro, São Paulo e Los Angeles, onde foi premiado como Melhor Filme Estrangeiro; e SUPER NADA, 2012, uma co-produção com Mexico, selecionado para diversos festivais, como Amiéns, Mar del Plata, Pune - Índia, São Paulo, Gramado (Prêmio de Melhor Ator), Rio de Janeiro (Melhor Filme – Novos Rumos e Prêmio Especial do Juri), Chicago, Montevideo. E os documentários: ESPERANDO TELÊ, 2010, selecionado para os festivais: Rio, Cinefoot e Tiradentes; INTERVENÇÃO, 2017, Festival de Brasília; RAINHA HORTÊNCIA & MAGIC PAULA, 2014, TV ESPN; 800 M, 2016, TV ESPN; e JAIR RODRIGUES - DEIXA QUE DIGAM, 2020, É TUDO VERDADE.

Vladimir Safatle

é um filósofo, escritor e músico brasileiro nascido no Chile. É professor titular da cadeira de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Notabilizou-se ao grande público sobretudo por sua atividade como colunista no jornal Folha de S. Paulo. Sua produção intelectual concentra-se nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia, filosofia política, Teoria Crítica e filosofia da música.

__

Programação realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Solenis e Messem Investimentos, viabilizada pelo Ministério da Cultura. Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sair da versão mobile