Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Concerto para Cerejeira e Jardim de Bolso

Apresentamos Concerto para Cerejeira e Jardim de Bolso, duas obras multissensoriais e inéditas da artista mineira Laura Belém, no projeto No Deck. Com direção artística de Claudio Cretti, as instalações interagem com o espaço e jardim a partir de 14 de maio.

Criada especialmente para o No Deck, Concerto para Cerejeira é uma intervenção na parte gramada do jardim, onde há uma Cerejeira do Rio Grande – um arbusto frutífero e ornamental, originário da América do Sul. O trabalho é composto por estantes de partitura musical, e placas de cerâmica produzidas manualmente pela artista, que circundam a espécie vegetal.

A obra, portanto, dialoga diretamente com o arbusto, ativando-o e incorporando-o, e desta forma suscita novas formas de percepção do local, bem como uma temporalidade ampliada. “A escolha da argila como material para a confecção das peças sublinha o diálogo com a terra e com o orgânico, ao passo que a composição com as estantes de partitura e a alusão à música suscita conceitos em torno de natureza e cultura”, elucida Laura Belém.

Jardim de Bolso é uma instalação sonora originalmente criada para a exposição coletiva Blooming, no Toyota Municipal Museum of Art, Japão. Deslocada para o jardim da Casa do Parque, a obra propõe uma viagem sonora e temporal, conduzindo o espectador a um estado de reflexão e contemplação ativa do entorno.

Laura Belém

Laura Belém é Bacharel em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1996 - Belo Horizonte) e Mestre em Artes Plásticas pelo Central Saint Martins College of Art & Design (2000 - Londres, Reino Unido). Participou em diversas residências artísticas e recebeu os Prêmios SP Arte Delfina Foundation (2018 – São Paulo -Londres) e CIFO Grants and Commissions Program, da Cisneros Fontanals Art Foundations (2011 - Miami), dentre outros. Dentre as suas principais exposições individuais destacam-se: Composição em restrospecto 2001-2021 (Celma Albuquerque Galeria de Arte - Belo Horizonte); História Curtas (Galeria Athena - Rio de Janeiro) e Anekdota (Capela do Morumbi - São Paulo). E dentre as exposições coletivas já realizadas estão: 4x5 Módulo 3: Paisagem (Galeria Marília Razuk, São Paulo); A exposição invisível: uma viagem sonora pelo século XX (Culturgest , Lisboa, Portugal); In Process Projects (mostra online www.inprocessprojects.com); Outras paisagens (Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto); 3º Ato: O Verso (Museu do Louvre Pau Brazyl - São Paulo, Brasil); Com o Ar Pesado Demais para Respirar (Galeria Athena - Rio de Janeiro, Brasil) e Tempo Presente (Espaço Cultural Porto Seguro - São Paulo, Brasil).

Sair da versão mobile