Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Dança preta

O artista Jorge Levi estreia no programa #NaVaranda com uma vídeo performance filmada no pátio da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natal, Rio Grande do norte.

Dança preta promove uma compreensão do lugar de memória negra, através de uma cinematografia que utiliza do skate como meio de expressão.

Com o filme, o artista evidencia a falta de informações sobre o patrimônio, que relega a igreja à invisibilidade urbana e ao esquecimento. Assim, pretende ressaltar a importância desse espaço social para a memória local e contribuir com as discussões regionais.

Nesse sentido, a vídeo performance apresenta novas perspectivas sobre as estéticas e poéticas que representam os desejos e fazeres cênicos de corpos negros.

Assista à intervenção artística de Jorge Levi!

Sobre Jorge Levi

Jorge Levi é um artista autodidata que vive entre o Rio de Janeiro e São Paulo, influenciado pela cultura do skate. Ele usa o vídeo como uma plataforma, explorando movimentos estabelecidos do skate, subvertendo objetos comuns e do cotidianos como um facão, um tijolo, atuando para a câmera e as redes sociais. Enquanto o skate está relacionado ao espaço público como território, suas ações acontecem no espaço privado (quintal de uma casa, uma quinta).

 

Sair da versão mobile