navaranda
de casa (episódio II)
Ilê Sartuzi
Cada lar possui suas particularidades e memórias relacionadas a seus moradores. Você já se deparou com uma casa e imaginou a história de quem vive nela? A mini web-série “de casa”, do artista Ilê Sartuzi, visita virtualmente e especula a história de apartamentos anunciados em imobiliárias.
São exercícios de construções narrativas em espaços digitalizados que troca o interesse comercial, para a investigação de possíveis explicações para o conjunto de objetos que compõem as casas e seus moradores. Navegando por esse “tour virtual”, o narrador grava a tela do computador e descreve ou inventa as cenas em tempo real, como as lives.
O #NaVaranda apresenta o segundo tour 360º da série, em que Ilê Sartuzi nos convida a conhecer um imóvel em Perdizes, enquanto compartilha suas memórias sobre o espaço, pois viveu em um apartamento semelhante, do mesmo prédio.
O vídeo apresenta uma estratégia de narrativa diferente, sobrepondo a imagem vista e a descrita, criando uma dupla possibilidade de enxergar o espaço. Esse duplo ainda se desdobra na repetição de outro apartamento, também estruturalmente parecido. Nessa segunda metade, a narração procura explorar os mesmos elementos do momento anterior, o texto se repete de memória.
A cada episódio diferentes estratégias dramáticas são utilizadas a partir desse mesmo dispositivo comum, um apartamento e uma narrativa.
Já fez algum exercício semelhante? Vamos relembrar junto ao artista no segundo episódio da série!
Ilê Sartuzi
É artista formado pela USP. Sua pesquisa envolve objetos escultóricos, videos, instalações e peças teatrais, por meio dos quais investiga a imagem idealizada do corpo e sua relação com espaços proto-arquitetônicos e virtuais. Participou de exposições no Videobrasil (2021); Instituto Moreira Salles (2020); SESC (Ribeirão Preto, 2019; Distrito Federal, 2018); CCSP (2018); MAC-USP (2017); Museu de Arte de Ribeirão Preto (2020; 2017; 2015); Centro Universitário Maria Antônia (2019) e Galeria Vermelho (2017; 2018, 2019). Integra o grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte desde 2015. Mostrou sua peça sem atores cabeça oca espuma de boneca na Firma (São Paulo, 2019), e criou projeções para peças teatrais na Oficina Oswald de Andrade, Itaú Cultural, Teatro de Contêiner e TUSP.