Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Existe sinal

Nesta segunda participação de Jp Accacio no #NaVaranda, o artista apresenta o vídeo “Existe Sinal”.

‘Existe Sinal’ é um experimento que integra a pesquisa da TOMADA – Laboratório Experimental Vivo. Este trabalho, bem como os demais que compõem esta pesquisa, é inspirado em correlações e reflexões envolvendo as inteligências vegetais e as tecnologias humanas.

No vídeo, quatro monitores de TV sofrem todo o tipo de interferências visuais e sonoras e não conseguem realizar sua função, por conta de problemas de transmissão bastante comuns, principalmente em aparelhos mais antigos. O sinal é falho, ruidoso e caótico. Na frente de cada uma das telas dos televisores, quatro folhas de diferentes espécies de plantas permanecem imóveis. Uma sinfonia de sons, imagens, texturas e palavras ocorre. Apesar da diferença brutal entre o caos audiovisual e a imponência harmônica das plantas, por vezes tudo parece se amalgamar e pertencer a um mesmo universo. Existe sinal. 

 Esta edição do #navaranda é realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.

Jp Accacio

É artista transmídia, graduado em Comunicação Social - Rádio e TV, pela FAAP (2000), Pós-Graduado em Especialização em Comunicação e Práticas da Produção de Imagens: Fotografia e Audiovisual pela Universidade Mackenzie (2014) e Pós-Graduado em Fotografia pela FAAP (2017). Produz trabalhos em fotografia, vídeo, instalação e performance. Sua pesquisa investiga as possibilidades de diálogo envolvendo elementos naturais e humanos, a coexistência entre diferentes meios e linguagens e a constituição da imagem sob o prisma da construção temporal, espacial e narrativa.

Sair da versão mobile