Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Pátria amada?

O artista residente em Londres Edgar Racy inaugura o Projeto 280 x 1020 com exposição da obra Pátria amada?, de 2018. O trabalho se divide em 75 partes de carvão e aglutinante sobre papel cartão de 40×30 cm. Como imagem, Racy desmembra a bandeira do Brasil em três partes: o retângulo, o losango e o círculo. Desordenadas e em alguns casos ceifadas, as formas flutuam no vazio, às vezes se encontrando, às vezes solitárias sobre o papel. 

Para finalizar, o artista se apropria do Hino Nacional para representar o “orgulho”, separando as palavras em fragmentos: “Da mesma forma que na bandeira, aplico essas palavras sobre o papel e, assim, procuro exprimir o peso das palavras, forçando as letras a pressionar as fibras de celulose sem precisarem de tinta. Por sua vez, um baixo relevo transmite a baixa autoestima em que nos encontramos.”, explica Racy.

A exposição Pátria amada? faz parte do ciclo expositivo que marca a reabertura da Casa de Cultura do Parque com outras duas exposições: Entre tanto, coletiva com André Ricardo, Bruno Dunley e Sérgio Sister, e Imagem e ação, individual com Thomaz Rosa, no projeto Gabinete.

Sair da versão mobile