A exposição Tensão Relações Cordiais, com curadoria de Tadeu Chiarelli, reúne obras de 42 artistas que integram a coleção de Regina Pinho de Almeida. Com projeto expográfico de Pedro Mendes da Rocha, a exposição inaugura a programação da Casa de Cultura do Parque. Além de exposições, a Casa contará com cursos, conversas e encontros, oficinas e diversos outros eventos em torno da arte.
O título da exposição evoca os diversos tensionamentos intrínsecos a uma coleção de arte e ao gesto do colecionador. Desde aqueles que se produzem entre as obras, ao serem dispostas lado a lado, até as tensões próprias da sociabilidade do mundo da arte e das instituições, que se dão entre curadores e colecionadores, artistas e gestores, público e instituições, vida privada e interesse público.
A ênfase, contudo, está menos no conjunto ou na suposta temática comum às obras e mais nos atritos e conexões inesperadas que se criam entre trabalhos aparentemente sem relação entre si. Assim, algumas obras convidam a um mergulho em sua espacialidade; outras como que nos repelem para fora de seus limites.
Confira a entrevista com Tadeu Chiarelli sobre o processo criativo da exposição Tensão Relações Cordiais.