No dia 2, às 17h, o artista visual, músico e cineasta Eduardo Climachauska apresenta sua performance inédita intitulada ‘Fim do Caminho‘.
Fim do Caminho é uma performance plástica e sonora desenvolvida por Eduardo Climachauska em colaboração com o pianista, produtor e compositor Chicão Montorfano.
“Como eu sou compositor popular e tenho minha trajetória na música, eu e o Chicão sempre nos encontramos e dizíamos um para o outro que precisávamos fazer uma colaboração”, relembra Climachauska, “Essa performance foi a oportunidade perfeita para tirar esse plano das ideias porque, além de ser um grande músico, Chicão também é diretor artístico, ou seja, tem uma pesquisa sobre corpo. Em Fim do Caminho, tudo isso se soma.”
Na performance, vidro, viga, pão e lama somam-se a uma lista de trinta objetos que compõem a montagem de um piano preparado, como os pianos de John Cage nos anos 1960. Neste caso, a performance consiste numa execução peculiar de uma canção, em uma linguagem ao mesmo tempo plástica e sonora.
“O título Fim do Caminho refere-se ao encerramento da exposição”, conta Climachauska, “Em Margem de erro, eu tenho dois trabalhos e ambos falam sobre música e tempo. Pensei que a melhor forma de encerrar essa exposição, esse caminho de quatro meses, seria através de uma performance ligada também à música”.