O programa deste curso acompanha a evolução da linguagem musical e a ampliação do campo expressivo abordado pela música para teclado ao longo do século 18 e início do 19. Em formato de aulas-concerto, o pianista Dante Pignatari apresenta exemplos ao vivo retirados de obras emblemáticas dos quatro compositores mais importantes e influentes do período: Bach, Scarlatti, Mozart e Beethoven. São cinco encontros que abarcam da polifonia medieval à era da harmonia e o nascimento do sistema tonal.
Conteúdo programático
aula 1 – Introdução: da polifonia medieval à era da harmonia. O nascimento do sistema tonal
aula 2 – Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Na música de Bach, a tradição de mais de cinco séculos de polifonia modal e os novos gêneros que surgem com a cristalização do sistema tonal nos séculos 16 e 17, especialmente a ópera e a música instrumental, fundem-se na primeira grande síntese efetuada na música ocidental.
aula 3 – Domenico Scarlatti (1685-1757)
Ao tornar-se mestre da primeira Infanta de Portugal e depois rainha da Espanha, Maria Bárbara, e livrar-se das amarras impostas por seu pai, Alessandro, que reinava no mundo da ópera napolitana, Domenico Scarlatti criou centenas de sonatas para teclado, um corpus de música única em sua variedade e radical originalidade.
aula 4 – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Ao contrário de Scarlatti, Mozart foi o maior compositor de óperas de seu tempo. Em sua música para piano, transpõe e condensa em termos instrumentais o universo do teatro lírico por um lado, e, por outro, integra a escrita polifônica e os acompanhamentos homofônicos. Suas sonatas, séries de variações e concertos para piano e orquestra contribuem para a definição de uma linguagem especificamente pianística.
aula 5 – Ludwig van Beethoven (1770-1827)
As sonatas para piano foram o laboratório de Beethoven, por meio do qual ele amplia o âmbito expressivo da música instrumental ao incluir na linguagem o elemento épico pós-revolucionário e assim realizar uma nova síntese da tradição musical europeia.
Dante Pignatari formou-se em piano pela ECA-USP com Caio Pagano, completando a formação no instrumento com Daisy de Luca, em São Paulo, e Jorge Federico Osorio, em Londres. Apresentou-se em diversas capitais brasileiras, além de Inglaterra, Espanha e Alemanha. Lecionou e ministrou cursos livres de História da Música nas Faculdades Santa Marcelina, Museu Lazar Segal, Instituto Tomie Ohtake, Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), Universidade Livre de Música, Centro Cultural São Paulo e Fundação Emma Klabin, além de palestras-concerto apresentadas no Ceuma, Casa do Saber, Centro Cultural CPFL de Campinas, Sesc Vila Mariana e Teatro Minaz de Ribeirão Preto.