A artista Sonia Guggisberg, junto a performer Christina Elias, apresenta Ground_RED, uma performance com som, imagem e cor vermelha que reflete sobre a incerteza dos tempos atuais. A ação acontece dia 14 de maio, às 17h30.
Sinopse
Ground_RED é uma reflexão sobre nosso Marco Zero hoje, um Marco VERMELHO.
Trata-se de viver a emergência dentro de casa, a reflexão sobre a incerteza instalada, a clausura com tempo indefinido que pulsa sob a luz vermelha da ambulância.
A sonorização rítmica e repetitiva é marcada pelo som mecânico da sirene instalada dentro de casa.
Meu convite de colaboração foi para a artista Performer Cristina Elias que apresenta uma performance em Butô.
Vale entender que o Butô é uma dança com origem pós-segunda guerra Mundial onde se vivenciava a “emergência” de corpos dilacerados no Japão sendo esta a própria gênese dessa “performance art”. Uma arte de conexão em que o corpo, despido de suas formas habituais de movimento, se recria no estabelecimento de relações com o “outro” e com o ambiente.
O vermelho do fogo, da carne viva, do sangue ao som mecânico e desconfortante da sirene são expressões dessa mesma emergência, que no trabalho, Ground_RED, se relacionam ao movimento do corpo enclausurado em meio ao caos da pandemia.
Sonia Guggisberg
Pós-doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP (Bolsa CNPQ-Capes); Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – Bolsa Fapesp).Atua como artista, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e Individuais, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90. Tem experiência em site-specific e videoinstalação e, hoje desenvolve estudos em linguagem videográfica para documentário, como objeto de pesquisa.
Christina Elias
Artista e performer. O meu processo criativo parte da performance para a criação de objetos que podem se materializar em suportes diversos: desenho, fotografia, vídeo, animação, instalação… O meu interesse pela performance e pelo corpo vai além do momento em que a ação ocorre, embora a sua natureza live seja o meu princípio orientador. Com formação em Estudos de Movimento pela Royal Central School of Speech and Drama (Universidade de Londres) e doutorado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo), já expus em diversos museus, galerias e festivais no Brasil, Europa, EUA e Canadá.