No próximo sábado, 15, inauguramos um novo espaço na Casa de Cultura do Parque: a Biblioteca da Casa. Com mais de 1000 títulos sobre artes plásticas, cinema, teatro, literatura brasileira, estrangeira, infanto juvenil, entre outros gêneros literários, oferecemos muitos espaços de lazer para você realizar sua leitura e utilizar a biblioteca da Casa como fonte de sua pesquisa.
Convidamos o público a descoberta do prazer da leitura por meio de atividades educativas, culturais e mediações de leitura. Para isso, a instituição conta com equipe educativa treinada e disponível para consulta e auxílio do público ao consultar o acervo e fruir dos programas oferecidos. A equipe conta com uma coordenação educativa e educadores especializados em artes plásticas, literatura, acessibilidade e demais linguagens artísticas.
Para o próximo sábado, além da inauguração da Biblioteca da Casa, teremos uma programação recheada de atividades culturais sobre literatura, trabalhos manuais e teatro.
Confira nossa programação:
11h – Poetas do Tietê
São quase 15 anos de história: os Poetas do Tietê se encontraram pelas ruas de São Paulo em setembro de 2008, e desde então o coletivo começou a desenvolver diversos projetos, realizando saraus em faixas de pedestres, penitenciárias, Fundações CASA, escolas, bibliotecas, casas de acolhida e diversos outros espaços, levando a poesia pra onde a poesia deve estar: em todo lugar. Os Poetas do Tietê também já se apresentaram na Virada Cultural, na Biblioteca Mário de Andrade, na Casa das Rosas, no Instituto Moreira Salles e no SESC.
14h – Entre altos e baixo
Quando falamos em crochê normalmente lembramos de roupas e materiais utilitários. Porém, pensando em arte contemporânea, que se apropria de materiais de uso cotidiano, podemos empregar outros significados para o crochê. Artistas como Ernesto Neto e Karen Dolorez criam objetos tridimensionais, instalações e ambientes utilizando a técnica do crochê. Partindo de algumas imagens de algumas destas obras, a proposta do encontro é ensinar pontos básicos do crochê, construir coletivamente uma peça que se relacione com o espaço da Casa.
15h – El General, com Rafael de Barros
Espetáculo de comicidade com linguagem universal. Um trabalho que atinge todas as faixas etárias, trazendo a magia do palhaço que dialoga com o universo infantil, mas também com os mais velhos. Apenas um palhaço diante do público e todo o seu universo é compartilhado com a plateia. Sons, gestos, movimentos, algumas palavras! Entramos em nossa maneira mais rápida de comunicação: olhos e coração! Um
espetáculo que tem como premissa adaptar-se. Desenrola seu enredo de acordo a resposta de cada público.
16h – Contação de histórias com as Clê
Dó e Mi, mais conhecidas como Clês, contam a história da encantadora Chiquinha Gonzaga e todos os seus movimentos em prol da libertação da mulher dentro do mundo da música.
18h – Roda de conversa Comédia Sentada + Lançamento do livro ‘Tá todo mundo rindo?’
Com mediação de Estefani Ribeiro e Mayra Oi da equipe educativa da Casa de Cultura do Parque, será realizada uma roda de conversa com a autora do livro Tá todo mundo rindo? , Desiree Helissa, a ilustradora Paloma Barbosa, junto a produtora e atriz do elenco Comédia Sentada Manoella Back, levantando questões sobre Educação, Capacitismo, protagonismo PcD, arte, palco e o riso. Afinal : A quem tem pertencido o riso e o palco? A conversa é aberta para todos os públicos e contará com intérprete de Libras.
19h30 – Espetáculo Comédia Sentada
Chega aos palcos de São Paulo, no dia 15 de abril, o espetáculo inédito do “Comédia Sentada”, grupo integralmente formado por atores, comediantes e palhaços com deficiência. O objetivo é expor de forma leve e humorada, os desafios e preconceitos que pessoas com deficiência enfrentam no dia-a-dia.