A Casa de Cultura do Parque apresenta, de 24 de agosto a 8 de setembro de 2024, a exposição “Jogue o seu eu fora,” com curadoria de Leonardo Araujo Beserra. A mostra inédita reúne 11 obras e registros audiovisuais dos renomados coletivos Claire Fontaine e Bernadette Corporation, explorando a crise do sujeito e a identidade no contexto de uma produção artística coletiva.
O projeto propõe uma reflexão crítica sobre a contemporaneidade, subvertendo conceitos como autoria, identidade e produção artística. As obras, carregadas de ironia e contradição, desafiam o público a reconsiderar a relação entre o “eu” e o “outro,” destacando o papel da interdisciplinaridade e novas formas de vida nas práticas artísticas desses coletivos.
O duo artístico Claire Fontaine, formado em 2004 em Paris por Fulvia Carnevale e James Thornhill, explora diversas mídias, como vídeo, escultura, pintura e escrita. Seu nome é fruto de uma apropriação do icônico ready-made de Duchamp, o mictório intitulado Fontaine, e a marca de materiais escolares mais famosa da França, Clairefontaine. Sua identidade, dissociada da biografia dos artistas, permite que sua pesquisa se torne uma página em branco e um espaço compartilhado de liberdade e dessubjetivação. Radicado em Palermo desde 2017, ganhou ainda mais projeção internacional em 2024, com sua série seminal de neons Foreigners Everywhere sendo utilizada como título e eixo curatorial da 60ª Bienal de Veneza, sob a curadoria de Adriano Pedrosa.
Já o coletivo Bernadette Corporation, de caráter pós-situacionista e com atuação em Paris e Nova York desde 1994, explora a intersecção entre performance, moda e arte, emulando e subvertendo o conceito das corporações de mercado. Influenciado por figuras como Vivienne Westwood, Malcolm McLaren, Roland Barthes e Jean-Luc Godard, o grupo, fundado por Bernadette van Huy, John Kelsey e Antek Walczak, ganhou notoriedade na cena da moda underground dos anos 1990, com suas criações publicadas em revistas renomadas.
Evento de Lançamento: “Greve Humana”
No dia 7 de setembro, às 16h, a Casa de Cultura do Parque também sediará o lançamento de “Greve Humana: por uma prática da liberdade,” antologia dos textos de Claire Fontaine que reflete sobre teoria crítica e técnicas para um mundo mais livre. A mesa de conversa contará com a presença de Fabrícia Jordão, Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira. O evento incluirá o lançamento do Kit_kitsch #7, projeto da GLAC edições, com obra de Pablo Vieira.