Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Linha

sonia guggisberg

Em sua estreia no programa #NaVaranda, a artista Sonia Guggisberg exibe o documentário experimental Linha, 2018. Na obra as imagens se conectam pela presença da linha e de um som contínuo junto a movimentos de água.

O filme reúne imagens captadas em um Campo de refugiados na Grécia durante viagem da artista em 2017. As mudanças do mundo contemporâneo e suas disputas de sentido são características marcantes do trabalho de Guggisberg.

Para a montagem de Linha, a diretora utiliza da experimentação de sobreposições de imagens de peixes se debatendo por um pedaço de pão, enquanto um menino brinca com um resto de linha e um senhor joga suas arapucas improvisadas. As imagens não representam, mas apontam e enfatizam uma realidade.

O documentário foi vencedor da categoria de Melhor Filme Experimental da 13tº London Greek Film Festival, em 2020, além de participar da seleção oficial do Roma Cinema DOC 2021, da Competição Experimental Social World Film Festival, na Italia, 2020, do RIURAU Film Festival 2020 na Espanha, da Mostra “El grito de los sin voz”, na Espanha, 2020 e da Rendezvouz Film Festival, em Lisboa, Portugal, 2019. Confira!

Sobre Sonia Guggisberg

Sonia Guggisberg é pós-doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como artista, diretora, videomaker e pesquisadora, com participação em mostras coletivas e individuais, mostras de cinema, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90. Com o foco em questões sobre documentario artístico, seus trabalhos utilizam dos formatos de vídeo, fotografia, site specific, instalação em vídeo e som.

Sair da versão mobile