Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Mês da Consciência Negra na Casa

No mês de novembro, a Casa de Cultura do Parque abre suas portas para uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. Este período é dedicado à reflexão, celebração e promoção da cultura afro-brasileira, destacando a importância da diversidade e contribuição dos povos negros para a construção da identidade cultural do Brasil.

No dia 11 de novembro, às 15h, a Casa terá a honra de receber Julius Wiedemann, autor da biografia de Carlinhos Brown, intitulada “Meia lua inteira“. Essa oportunidade proporcionará uma roda de conversa aberta a todos, na qual poderemos explorar não apenas a vida e obra de Carlinhos Brown, mas também discutir questões pertinentes à representatividade negra na sociedade.

Na semana seguinte, no dia 18 de novembro, a programação continua com o Sarau do Capão, apresentado por Tawane Theodoro e Jéssica Campos. Esta experiência única promete agitar nossas tardes com manifestações artísticas que celebram a riqueza da cultura afrodescendente. Logo após o sarau, teremos a exibição do documentário “Chic Show” (2023), produção que busca enaltecer a contribuição da comunidade negra para a cena cultural contemporânea.

Além das atividades específicas para o mês da consciência negra, a Casa de Cultura do Parque continua com suas exposições de artes visuais, proporcionando um espaço dedicado à expressão artística e à valorização de artistas negros. As oficinas educativas, que são uma oportunidade única de vivenciar a experiência de um ateliê na Casa, também estarão em andamento durante todo o mês.

Convidamos a todos a se juntarem a nós nesse momento especial de celebração e reflexão. A Casa de Cultura do Parque é um espaço aberto a todos, onde a diversidade é valorizada e celebrada. Venha participar, conhecer, aprender e celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira. Estamos de braços abertos, prontos para receber você e compartilhar juntos experiências enriquecedoras.

 

Confira a programação:

11

NOV

Lançamento de 'Meia lua inteira', biografia de Carlinhos Brown

  • Sábado
  • 15h
  • Julius Wiedemann

Conversa com o escritor e designer Julius Wiedemann sobre o livro “Meia Lua Inteira” – biografia de Carlinhos Brown. Na pauta do bate-papo, temas como a produção do livro sobre o artista baiano; história ligadas à vida de Brown; perguntas sobre a carreira do autor (que já atuou na icônica editora Taschen) e também perguntas da plateia da Casa de Cultura do Parque.

 

18

NOV

Sarau do Capão na Casa

  • Sábado
  • 15h30
  • Tawane Theodoro e Jéssica Campos

Pela primeira vez o público da Casa de Cultura do Parque vai conhecer a caminhada de duas poetas marginais e ouvir um pouco das suas criações poéticas. O Sarau do Capão é um coletivo que surgiu em 2017, com a missão de ser mais um polo cultural dentro da quebrada. É realizado de forma mensal, com o microfone aberto ao público presente. Foi fundado e organizado pelas poetas marginais Tawane Theodoro e Jéssica Campos.

 

18

NOV

Exibição do documentário Chic Show

  • Sábado
  • 15h

  • Felipe Giuntini e Emilio Domingos

Conheça a história do baile Chic Show, icônica festa de black music paulistana. O evento foi um marco na vida de São Paulo. Realizado em salões pela cidade nas décadas de 1970 e 1980, o espetáculo se transformou em um ponto de encontro da cultura negra e abriu espaço para funk, soul, rap e pagode, entre outros ritmos. A festa recebeu nomes como Tim Maia, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Djavan, Bebeto e Carlos Dafé, além de artistas internacionais como Kurtis Blow, Betty Wright e James Brown.

Sair da versão mobile