No dia 28 de julho, às 18h, acontece o próximo #MirantedaCasa, programa de lives da Casa de Cultura do Parque, com os pesquisadores Bruno Paes Manso e Gabriel Feltran.
Nesta edição, a reportagem investigativa, a pesquisa de fôlego e o estudo sociológico, articulam assuntos como segurança pública, violência urbana e iniquidade social, longe das interpretações corriqueiras da mídia ou da Indústria do Medo que alimenta o imaginário crítico do senso comum. “A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil” e “Irmãos: uma história do PCC”, livros escritos respectivamente por Bruno Paes Manso/Camila Nunes Dias e Gabriel Feltran, combinam olhares sobre a fisionomia do crime no país. Afinal, não dá pra falar de democracia ou cidadania sem considerar a violência policial e o crime organizado.
Nos livros destes autores há o retrato de um país em que o crime conquistou efetiva hegemonia política para partes significativas da população. Assim, o PCC emerge como uma entre outras instâncias de geração de renda, de acesso à justiça ou proteção, de ordenamento social, de apoio em caso de necessidade, de pertencimento e identificação, desafiando o projeto de uma comunidade nacional integrada, promessa que a redemocratização não logrou entregar.
Por fim, o premiado autor do livro “República das Milícias” encerra a conversa com foco na reconstrução do mundo do crime como política de estado, criada no Rio de Janeiro, mas com vistas ao Planalto, expondo a ferida aberta do republicanismo à brasileira e do autoritarismo que está profundamente enraizado na sociedade.
Não perca o encontro online e ao vivo na quinta-feira 28 de julho, às 18h, no Facebook e Youtube da Casa!