Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Uma vida vigorosa: educação, empatia, utopia

A filósofa Viviane Mosé é a convidada do #mirantedaCasa para conversar sobre temas urgentes que surgiram com a pandemia e ir além. Para tanto, a pauta é: atualidade de Nietzsche e Spinoza, o papel das escolas, a infantilidade da sociedade contemporânea e o medo da solidão.

Então, uma vida vigorosa, pode ser vivida com base na reflexão, no desejo constante de luta, nos caminhos e descaminhos do indivíduo para enfrentar suas fraquezas, se fortalecer no presente e exercitar possibilidades de um outro futuro, com mais solidariedade, criatividade e intrepidez, diante das vicissitudes do cotidiano?

Gabriel Campos, programador cultural da Casa de Cultura do Parque, propõe um encontro entre a poesia, a psicologia e a filosofia como forma de conhecer outros mundos. Um mergulho na arte e na literatura para vivenciar experiências mais ricas e recordar histórias e autores importantes do passado.

A capixaba Viviane Mosé é poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. É mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Nietzsche e a grande política da linguagem, entre outros livros. Stela do Patrocínio: reino dos bichos e dos animais é o meu nome e A escola e os desafios contemporâneos foram indicados ao Prêmio Jabuti.

 

Sair da versão mobile