No sábado, dia 17 de agosto, a Casa de Cultura do Parque convida a artista Ana Kesselring e a crítica e curadora Ana Avelar para o Na Roda, uma conversa sobre a exposição “Arqueologias do Vivente”.
Apresentada no espaço expositivo externo da Casa, a exposição “Arqueologias do Vivente” evoca a ideia de corpo expandido. Composta por um conjunto de esculturas de cerâmica, as obras remetem à anatomia das entranhas, refletindo a pesquisa da artista sobre a interdependência dos corpos no mundo. Não se limitando aos corpos humanos, Ana Kesselring explora também os corpos vegetais e minerais, criando um diálogo entre todas as formas de vida.
Ana Avelar, em seu texto crítico para a exposição, escreve: “As colunas cerâmicas de Ana Kesselring ressoam vestígios de antigas civilizações. Como lembranças de uma sociedade – ficcional ou não –, são empilhamentos de fragmentos fatiados, nos quais formas de seios encontram corais e conchas. São camadas que misturam tempos históricos e narrativas míticas. Dado o tratamento das peças, resulta um aspecto visual, por vezes, semelhante àquele decorrente da oxidação; por vezes, ao efeito de fungos, que costumam revestir de tempo objetos esquecidos. Lisos e rugosos; ásperos, opacos e brilhantes. Relevos acompanham as colunas, seguindo os mesmos procedimentos de fatiar e empilhar. Tais tridimensionais, pela tatilidade visual, tocam a experiência do corpo.”
Esta roda de conversa será uma oportunidade única para explorar mais profundamente os conceitos e processos criativos por trás da exposição, além de debater sobre a relação entre arte, corpo e natureza.
Não perca esta chance de participar de um diálogo enriquecedor com duas grandes figuras do cenário artístico contemporâneo. Esperamos por você!