O Brasil na canção de Tom | Especial 30 anos sem Tom Jobim na Casa de Cultura do Parque 

Icone Calendar Clock 14/12/2024 - 16h–19h

No dia 14 de dezembro, a Casa de Cultura do Parque homenageia o legado de Tom Jobim, um dos maiores nomes da música brasileira, no mês em que se completam 30 anos de seu falecimento. A partir das 16h, o público poderá participar de uma mesa de conversa e apresentações musicais que celebram a obra do compositor. 

Referência fundamental da MPB, Tom Jobim eternizou em suas canções a beleza das paisagens brasileiras e o charme da boemia carioca, consolidando a Bossa Nova ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes. Maestro, músico, cantor, pianista e compositor de melodias profundamente originais, Jobim construiu um legado comparado ao de grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Oscar Niemeyer.

Para entender melhor o lugar de Tom Jobim na história do país, a Casa vai promover o encontro “O Brasil na canção de Tom”, com o ensaísta e crítico de arte e música Lorenzo Mammì e o compositor e violonista Arthur Nestrovski. Como escreveu Lorenzo Mammì, “A música de Tom Jobim é uma promessa que o Brasil fez ao mundo, e ainda não cumpriu”. Qual promessa e que Brasil está descrito na música do maestro soberano é apenas um dos pontos de partida da conversa.

Após o encontro, o evento ainda vai contar com breves apresentações musicais de jovens pianistas. Às 17h, Júlia Toledo, compositora e educadora, formada em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp e pela EMESP Tom Jobim, apresenta “Sue Ann”, “Fotografia”, “Inútil Paisagem” e “Radamés y Pelé”.

Às 17h20, Geovanna Regazi, educadora musical, licenciada e laureada como estudante de melhor desempenho pela FIAM-FAAM, interpreta “O morro não tem vez”, “Correnteza”, “Estrada do Sol” e “Lamento no Morro”. Às 17h40, Luis Chamis, educador e compositor transmasculino, formado em piano pela EMESP – Tom Jobim, toca “Wave”, “Imagina”, “Matita Perê”, “Modinha” e “Olha Maria”.

Para encerrar o evento, às 18h, o pianista Benjamim Taubkin, reconhecido por seu trabalho na música brasileira e diálogos com outras culturas, interpretará clássicos como “O Morro não tem vez”, “Radamés y Pelé”, “Modinha”, “Água de Beber”, “Chovendo na Roseira” e “Águas de Março”. Compositor, arranjador e produtor, Taubkin já participou de mais de 150 discos e é responsável pelo Núcleo Contemporâneo, um centro cultural em São Paulo. 

A homenagem da Casa de Cultura do Parque reforça a importância de Tom Jobim para a cultura brasileira, mantendo viva sua obra para as novas gerações. A programação tem curadoria de Gabriel Campos e integra os programas socioculturais Música na Casa e Na Roda, com realização do Instituto de Cultura Contemporânea – ICCo e apoio da Lei de Incentivo à Cultura. 

Já anota na sua agenda, nos vemos lá!

Especial 30 anos sem Tom Jobim na Casa de Cultura do Parque 

Curadoria de Gabriel Campos

Data: Sábado, 14 de dezembro.
Horário: das 16h às 19h

Programação

16h: conversa com Arthur Nestrovski e Lorenzo Mammì
17h: apresentação musical de Júlia Toledo
17h20: apresentação musical de Geovanna Regazi
17h40: apresentação musical de Luis Chamis
18h: apresentação musical de Benjamim Taubkin 

 

Os eventos são gratuitos, abertos a todos os públicos interessados e estão sujeitos à lotação do espaço.

ATIVIDADES RELACIONADAS

presencial

Mês da Consciência Negra na Casa

Icone Calendar Clock 02/11/2024 até 23/11/2024

No mês de novembro, a Casa de Cultura do Parque abre suas portas para uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. Este período é dedicado à reflexão, celebração e promoção da cultura afro-brasileira, destacando a importância da diversidade e contribuição dos povos negros para a construção da identidade cultural do Brasil.continue lendo +

presencial

Na Roda: Lançamento de livro “Greve Humana: por uma prática da liberdade” e mesa de conversa

Leonardo Araujo Beserra, Fabrícia Jordão, João Gomes, Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira 

Icone Calendar Clock 07/09/2024

Dia 7 de setembro, às 16h, a Casa de Cultura do Parque apresenta a versão completa da antologia "Greve Humana: por uma prática da liberdade", que reúne os textos mais marcantes dos últimos 20 anos do coletivo Claire Fontaine. Para enriquecer ainda mais essa experiência, teremos uma mesa de conversa mediada pelo curador da mostra "Jogue o seu eu fora" – em cartaz na Casa até dia 8 de setembro –, Leonardo Araujo Beserra e com a participação da pesquisadora e professora Fabrícia Jordão, do tradutor do livro João Gomes e dos artistas Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira.continue lendo +

novidades da casa em primeira mão
Receba nossa newsletter

A Casa de Cultura do Parque fica em frente ao Parque Villa-Lobos, em São Paulo

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1300 Alto de Pinheiros, São Paulo

ABERTA AO PÚBLICO DE QUARTA A DOMINGO, DAS 11H ÀS 18H

Icone sol

ENTRADAGRATUITA

Icone cadeirante

RAMPA ACESSÍVEL

Icone de wif gratuito

WI-FI GRATUITO

COMO CHEGAR NA
CASA DE CULTURA DO PARQUE

Icone de ônibus

ÔNIBUS

958P-10 [Itaim Bibi – Jardim Nardini] e 957T-10 [Itaim Bibi – Cohab Taipas] – as duas linhas passam no Largo da Batata | Metrô Faria Lima

Icone de metrô

METRÔ

Linha amarela | descer na estação Faria Lima e pegar ônibus da linha 875C-1 [Terminal Lapa]

Icone de trem da CPTM

CPTM

Estação Villa-Lobos Jaguaré, atravessando o Parque Villa-Lobos a pé [cerca de 30 minutos]

Icone de bicicleta

BICICLETA

É possível chegar à Casa pela ciclovia que integra as avenidas Faria Lima – Pedroso de Morais – Professor Fonseca Rodrigues, que passa em frente ao portão de entrada

Icone de taxi

TAXI | APP

Digite Casa de Cultura do Parque no campo de destino do seu aplicativo preferido

Icone de placa

NÃO TEMOS ESTACIONAMENTO

Seu evento aqui na Casa

Envolta por arte e natureza, a Casa de Cultura do Parque oferece espaços exclusivos para o seu evento!