Ícone do site Casa de Cultura do Parque

O Trem

O Trem é uma obra audiovisual baseada na apropriação de sons e imagens. Pode ser considerada também uma obra sonora, com uma ilustração em vídeo.

O trabalho é composto por uma música feita com recortes de dezenas de músicas brasileiras que têm o trem como tema ou alegoria. A música é acompanhada de imagens de surfe ferroviário, que consiste na prática de subir e se equilibrar sobre o teto de vagões de trem em movimento, seja por necessidade ou diversão. A prática se tornou uma febre nos anos de 1980 e 1990 e sua história é ligada às condições de precariedade social nas grandes cidades, mas também à uma expressão da rebeldia e da experiência da adrenalina.

Nas músicas ouvimos sobre diversos tipos de trem, mas especialmente de um trem simbólico, utópico, que poderia nos lançar para uma nova realidade ou ser em si mesmo uma experiência de liberdade, mas que tem a ambiguidade de também ser perigoso, saudoso e incerto. Direção e edição de áudio: Danilo Oliveira Edição de vídeo: Marcel Carneiro

Danilo Oliveira

Danilo Oliveira (Santo André, 1981) é artista e professor, vive e trabalha em São Paulo. Bacharel e mestre em artes visuais pelo IA - Unesp. Membro fundador de coletivos como Ocavalo (1999-2002), Base-V (2003-2016) e Circuito de Improvisação Livre (2010 - 2014), em São Paulo. Participou de exposições e residências artísticas pelo Brasil e países como Argentina, Colômbia, Uruguay, Alemanha, Barbados e Japão. Produz especialmente nas linguagens bidimensionais: pintura, desenho, aquarela, colagem, muralismo.

Sair da versão mobile