Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Odiar os artistas: ensaio 1

Um artista tenta escrever um curto texto sobre sua produção em seu ateliê enquanto ouve, através de um fone, uma reza odiosa que parece se reportar a ele mesmo. A escrita que surge ao longo do vídeo na tela de seu computador é, ao mesmo tempo, rastro e resposta do que ele ouve.

‘Odiar os artistas: ensaio 1’ é o primeiro experimento, feito especialmente para o #NaVaranda, a partir de ‘odiar os artistas’, texto desenvolvido por Renan Marcondes desde 2019, em parceria com a atriz Marilene Grama.

Este primeiro ensaio em vídeo compreende o primeiro terço do texto, com duração original de 30 minutos, e experimenta um procedimento performativo em que Renan ouve o texto enquanto esboça uma declaração de artista, sendo influenciado, estimulado e afetado por cada palavra escutada.

A performance, que é rastro e resposta do que o artista ouve, traz a reflexão: como produzir arte sabendo que somos odiados (e odiamos)?

Odiar os artistas: ensaio 1

2019-2021

Vídeo em 4K. Cor. Som. 9”

P.U.

Concepção, textos e performance: Renan Marcondes

Voz: Marilene Grama

Interlocução: Ruy Luduvice

Sobre Renan Marcondes

Renan Marcondes é artista e pesquisador representado pela OMA Galeria. Doutorando em Artes Cênicas pela USP, com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen. Pesquisa sobre procedimentos de desaparecimento do corpo na arte contemporânea. Já foi contemplado com premiações e comissões diversas, das quais se destacam: Festival Cultura Inglesa (2020), Prêmio de criação em residência para jovens coreógrafos no MIS-SP (2018), Temporada de Projetos do Paço das Artes (2017) e Premio do setor de performance da sp-arte (2015). Suas exposições individuais mais recentes incluem: Fundo Falso (Instituto Adelina, 2018) e Como se a paixão fosse uma grande esponja molhada (OMA Galeria, 2021). Já realizou residências na Pivô (2019), CAAA (Portugal, 2017) e no Instituto Sacatar (2017). Possui obras nos acervos do Museu de Arte do Rio, no Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e na cidade de Santo André. Em 2019 foi indicado para o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation.

Sair da versão mobile