Sábado (6), a partir das 14h, a Casa de Cultura do Parque apresenta “Odiar os artistas” uma performance de Renan Marcondes, artista e pesquisador da arte da performance, e suas articulações com dança e teatro.
Desenvolvida dentro da sua pesquisa de pós-doutorado na USP, “Odiar os artistas” parte de um texto cíclico escrito por Renan Marcondes desde 2019, em um formato que lembra uma reza ou um mantra, e reorganiza preconceitos e pressupostos de sujeitos e grupos que odeiam e são odiados. A partir do texto, coisas começam a acontecer. E, como é próprio do trabalho do artista, o absurdo passa a revelar algo que não pode ser ignorado sobre a realidade.
Renan Marcondes
Representado pela OMA Galeria, Marcondes é mentor convidado do mestrado na DAS Choreography (Amsterdam) e autor de Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea (ed. Annablume, 2022), livro resultante de sua tese, a qual recebeu o prêmio Tese Destaque USP em 2022. Em 2018, Marcondes foi contemplado com o Prêmio de criação em residência para jovens coreógrafos no MIS-SP e, atualmente, está trabalhando na produção de Fantasia Brasileira, série de performances comissionadas pelo Theatro Municipal de São Paulo, com estreia em 2023.