Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Oficina Arte e Narrativa

oficina arte e narrativa

A proposta da oficina do #noquintal ‘Arte e Narrativa’ se inspira nas obras de Luís Teixeira, em cartaz na Casa de Cultura do Parque, até dia 13 de março de 2022. A exposição Gargalo, do artista mineiro, apresenta pinturas em telas e pinturas-objeto, conhecidas como Toquinhos.

Além da produção das obras, o artista também elaborou a disposição delas no espaço expositivo e as interferências no próprio espaço. Com pinturas nas paredes que criam margens, divisões e continuidades com as obras, Teixeira promove percepções de movimento, sequência, e destaque a determinados elementos.

Os títulos das obras também contribuem para a leitura do todo. Frequentemente com apenas uma palavra o artista adiciona camadas de referência, acrescentando outras possibilidades de olhar e dando muitas vezes um tom de humor.

Você já pensou que os elementos que compõem uma imagem podem criar uma narrativa de acordo com sua disposição?

Nas obras de Luis Teixeira também podemos perceber narrativas próprias dos elementos que as compõem, tanto em uma peça independente, quanto em conjuntos. Nessa direção, vemos mais uma vez a importância da elaboração da sequência, do título e do diálogo estabelecido com o entorno.

A partir destas questões, podemos experimentar alguns desses efeitos em nossas próprias produções! É comum criarmos imagens centralizadas, mas você pode investigar como desenvolver composições com deslocamentos e outras noções de equilíbrio sobre a superfície que for trabalhar.

Além de descentralizar elementos, uma alternativa interessante é o corte. Conhecido como sangramento da imagem, esse é um recurso frequentemente usado em histórias em quadrinhos para dar noção de movimento e continuidade.

Vamos experimentar? Assista ao vídeo e compartilhe com a gente as suas produções usando a #noquintal e #casadeculturadoparque

Sair da versão mobile