Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Oficina Desenhos-cantos com MAHKU

O No Quintal desta edição apresenta a Oficina de Desenhos-cantos com os artistas do MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), em colaboração com a equipe educativa da Casa na ocasião da exposição MAHKU – Cantos de imagem

Na oficina, houve uma fala inicial de Ibã Huni Kuin, explicando um pouco ao público presente como algumas das mirações e cantos são representados nas pinturas do coletivo. Em seguida, os artistas Bane, Mana e Tuin desenharam os contornos de algumas imagens em tinta preta e foram orientando os participantes da oficina a preencherem estas formas com as cores apropriadas.

MAHKU é um coletivo de artistas e pesquisadores Huni Kuin, povo indígena de cerca de 14 mil pessoas que vive no estado do Acre e no Peru. O grupo é composto atualmente por Ibã Huni KuinKássia BorgesPedro ManáCleiber Bane e Acelino Tuin. Fundado em 2012, no município de Jordão, no estado do Acre, o coletivo é um desdobramento das pesquisas de seu fundador, Ibã Huni Kuin, sobre os cantos huni meka (os cantos que conduzem os rituais com ayahuasca entre os Huni Kuin). Sua investigação de retomada dos cantos resultou no livro “Nixi pae, o espírito da floresta” de 2006. Três anos depois, em 2009, seu filho Bane começou a desenhar esses cantos. Segundo ele conta, era mais fácil decorar as letras e compreender os cantos ao transformá-los em imagens. Bane criou assim um método de aprendizagem dos huni meka que foi posteriormente coletivizado e transformado no MAHKU.

Este programa é realizado em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.

 

Sair da versão mobile