Com foco na difusão da arte contemporânea, da experimentação de linguagens e pluralidade de ideias, a Casa de Cultura do Parque é um centro cultural que articula diferentes gerações nos seus cursos e atividades, despertando em seu público o senso crítico e estético. Conheça a programação educativa deste mês:
01
ABR
Lendo linhas
- Sábado
- 14h
- autor
É um convite para uma conversa entre a Arte, o bordado e memórias pessoais ou coletivas evocadas no encontro. Por meio de pontos simples de bordado e da apresentação de obras do acervo da Casa de Cultura do Parque e outras referências da história da Arte, que tenham o bordado e a costura como meio, a conversa é tecida ponto a ponto.
08
ABR
Diário oficial de notícias inventadas
- Sábado
- 14h
- autor
Após conversar sobre o jornal —o que é, para que serve, para quem é e como é escrito—, em duplas, crianças e adultos vão criar uma composição com recortes e colagens de jornais e revistas e, em seguida, inventam uma notícia para a imagem criada.
15
ABR
Entre altos e baixos
- Sábado
- 14h
- autor
Quando falamos em crochê normalmente lembramos de roupas e materiais utilitários. Porém, pensando em arte contemporânea, que se apropria de materiais de uso cotidiano, podemos empregar outros significados para o crochê. Artistas como Ernesto Neto e Karen Dolorez criam objetos tridimensionais, instalações e ambientes utilizando a técnica do crochê. Partindo de algumas imagens de algumas destas obras, a proposta do encontro é ensinar pontos básicos do crochê, construir coletivamente uma peça que se relacione com o espaço da Casa.
22
ABR
Dominó de obras
- Sábado
- 14h
- autor
As obras de Arte contêm imagens e narrativas, mas você já imaginou jogar um jogo com elas? A equipe educativa da Casa de Cultura do Parque propõe uma leitura de obras de seu acervo e a ressignificação delas como peças de um jogo criativo de dominó. Assim, cada participante pode jogar suas peças-obra criando suas próprias relações de uma com a outra.
29
ABR
Impressão das coisas
- Sábado
- 14h
- autor
A partir da apreciação de gravuras, frottages e da leitura do livro Impressão das coisas, de Renata Bueno, os participantes podem criar desenhos utilizando objetos para carimbar e criar pessoas, bichos, cenários e o que mais conseguirem imaginar.