A Casa de Cultura do Parque promove mais um ciclo de oficinas artísticas presenciais ao longo do mês de outubro. Elaboradas por seu setor educativo e coordenadas por Mayra Oi, as propostas gratuitas e intergeracionais procuram relacionar a produção de arte contemporânea aos assuntos da atualidade e temas de diversas áreas da sociedade.
Confira a programação completa:
05
NOV
Lendo Linha - o traço e o fio
- Sábado
- 15h
- Desiree Helissa
O encontro é um convite para uma conversa entre a Arte, o bordado e as memórias pessoais ou coletivas evocadas na conversa. Por meio de pontos simples de bordado e da observação das obras de Flávia Ribeiro, presentes na exposição Amálgama do Tempo, propomos um encontro entre o traço do desenho, ato que traça a linha, com o fio, a linha em si no espaço.
12
NOV
Entre Planos - pensando o desenho e a escultura
- Sábado
- 15h
- Lucas Botto
A partir das obras dos artistas da exposição Amálgama do Tempo, o educativo da Casa de Cultura do Parque propõe um exercício de ateliê em que se explora as relações entre o tridimensional e o bidimensional. Utilizando de materiais variados e reflexões que passam pelo desenho, propõe-se percepções de peso, leveza, preenchimento e equilíbrio.
19
NOV
Orquestra vazia
- Sábado
- 15h
- Mayra Oi
O karaokê foi criado no Japão em 1971 por Daisuke Inoue e o termo significa “orquestra vazia”. Ou seja, um arranjo instrumental sem o canto, para que as pessoas possam cantar acompanhando a melodia. Além de uma atividade agregadora de pessoas, a participação envolve disposição e performance de quem se habilita a pegar no microfone! A equipe educativa da Casa de Cultura do Parque propõe esta atividade pensando em trabalhar a expressão corporal, presença de palco e promover a vocalização de quem se animar, esta oficina convida a todes a soltarem a voz no nosso palco!
26
NOV
Entre Altos e Baixos
- Sábado
- 15h
- Estefani Rodrigues
Quando falamos em crochê normalmente lembramos de roupas e materiais utilitários. Porém, pensando em arte contemporânea, que se apropria de materiais de uso cotidiano, podemos empregar outros significados para o crochê. O artista Ernesto Neto cria objetos tridimensionais, instalações e ambientes utilizando a técnica do crochê. Partindo de algumas imagens do trabalho de Ernesto, a proposta do encontro é ensinar pontos básicos do crochê, construir coletivamente uma peça que se relacione com o espaço da Casa.
Classificação indicativa: Para todes! Crianças acompanhadas pelos responsáveis.
Esta programação do #NoQuintal é realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, e viabilizados pela Secretaria Especial de Cultura.