Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Paisagem e arte

Neste curso, Thiago Bortolozzo – artista visual e mestre em poéticas visuais – analisa e revista junto os movimentos artísticos do século 19 ao século 21. Para tanto, utiliza-se o acervo de museus europeus e brasileiros, bem como o estudo de textos que ofereçam ferramentas para compreender conceitos relevantes sobre a paisagem.

Com aulas teóricas e práticas, o curso estabelece relações entre trabalhos de artistas que discutem o conceito de paisagem como representação/objeto e campo expandido de trabalho, ampliando esta concepção como espaço e lugar de aproximações, ações e imersões que serão vivenciadas na própria Casa de Cultura do Parque e Parque Villa-Lobos. Após o momento teórico, a cada encontro os alunos farão exercícios de desenho, pintura e atividades de aproximação artística direcionadas à instalação e à intervenção.

Conteúdo programático

aula 1 – As possíveis florestas da arte

  • Estudo sobre os modos de aproximação do espaço externo, problematizando o conceito de paisagem e padrões que definem a apreensão estética da realidade. 
  • Apresentação de artistas do Renascimento aos dias atuais.
  • Visita e ação a partir da exposição Três paisagens, em cartaz na Casa de Cultura do Parque.

aula 2 – A arte no campo ampliado

  • Reflexões sobre o espaço externo como um lugar de proposições, ações e experiências artísticas, que demandam diferentes procedimentos e estratégias. 
  • Apresentação de artistas modernos aos dias atuais. 

aula 3 – Paisagens urbanas e a cidade contemporânea

  • Os diferentes modos de intervenção no espaço construído. 
  • A arte ligada à arquitetura e as possíveis relações entre artistas e os espaços público e privado. 
  • A cidade contemporânea e a produção artística. 
  • Arte, crise e poéticas do precário no século XXI. 
  • Apresentação de artistas modernos e contemporâneos.

 

 

Thiago Bortolozzo é artista visual, professor e mestre em poéticas visuais na Unicamp. No mestrado Spatial strategies na Universidade Kunsthochschule Weißensee, recebeu prêmio melhor aluno estrangeiro DAAD 2011. Em 2013, concluiu o mestrado Art in context na UDK, em Berlim. Formou-se em licenciatura com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Com exposições pelo mundo, destacam-se as individuais na Galeria Magnus Müller (Berlim), Galeria SGR (Bogotá), Centre Cívic Convent de Sant Agustí (Barcelona), Red Bull Station, Centro Cultural São Paulo e Instituto Cultural Tomie Ohtake (São Paulo).

 

Sair da versão mobile