Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Panorama (Escritório)

escritório

Na série Panorama, o artista Leandro Muniz capta imagens de seu cotidiano utilizando uma câmera de segurança posicionada no teto dos ambientes de sua casa.

Os vídeos são sobrepostos de modo a demonstrar o funcionamento desses espaços ao longo do tempo: o vídeo do quarto começa à noite, com a câmera em modo noturno, gerando imagens em preto e branco, e termina de dia, ao acordar. O contrário acontece no escritório, que começa com uma cena de café da manhã e termina ao anoitecer.

Realizados ao longo de 2021, os vídeos geram imagens inusitadas pela mudança de ponto de vista e suas múltiplas associações. Também entrelaçam discussões sobre vigilância, autobiografia e, claro, como o isolamento social circunscreve tanto os momentos de lazer, descanso e trabalho no espaço doméstico.

Confira o vídeo do artista!

Leandro Muniz

Leandro Muniz (São Paulo, 1993) atua como artista e curador. Formado em artes plásticas pela USP, foi repórter na revista seLecT entre 2019 e 2021 e fez parte do grupo de estudos Depois do Fim da Arte, coordenado por Dora Longo Bahia. Já expôs em espaços e projetos como o Museu de Arte do Rio, Galeria Aura, DAP Londrina, Espaço das Artes USP, Sesc, Fábrica Bhering, Casa Alagada, Ateliê397, entre outros. Foi curador das mostras Pulso (Bica Plataforma, 2021), Torrente (Galeria Karla Osório, 2020), Esquadros (Partilha, 2020), migalhas (Galeria O Quarto, 2019), Lampejo (Galeria Virgilio, 2019), Disfarce (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2017), entre outras. Seus textos podem ser encontrados em publicações e portais como Arte que acontece, Relieve Contemporáneo, Terremoto e Revista Rosa.

Sair da versão mobile