O artista Teodoro Dias apresenta a exposição individual Passa, tempo! – Fotopinturas na Casa de Cultura do Parque. Com direção artística de Claudio Cretti, a mostra tem abertura marcada para o dia 18 de março, a partir das 14h.
A exposição de Teodoro integra o Projeto 280×1020, em que o artista é convidado para ocupar uma parede com estas dimensões. Nas pinturas que compõem a mostra, o artista lida com uma delicadeza contrastante com a quantidade de pinturas expostas. Teodoro se apropria de 400 fotografias de Limercy Forlin, que possuía um estúdio de fotos comerciais – as conhecidas 3×4 – na cidade de Poços de Caldas (MG). As imagens foram realizadas entre 1946 e 1986.
As fotos de Limercy foram doadas ao artista pelo Instituto Moreira Salles, na ocasião de organização de uma exposição dedicada ao fotógrafo. Para esta exposição foram selecionados cerca de 8 mil negativos em preto e branco que, depois de digitalizados, geraram as imagens que constituem a mostra. Uma parte significativa das imagens mostrou defeitos na impressão, como rabiscos a grafite e riscos diversos que o fotógrafo realizava, com intenção de realizar correções, mas isso terminava produzindo um craquelado na imagem escaneada. Resolvido esse problema, restaram cerca de 500 imagens de 12 x 9 cm, que posteriormente serviram de base para esse trabalho. Destas, 400 pinturas da série foram escolhidas para serem expostas.
A mostra será exibida na parede do Projeto 280×1020, e estará em cartaz de 18 de março a 28 de maio de 2023. A Casa de Cultura do Parque também apresenta, nesse mesmo período, Métrica imprecisa, de Ana Mazzei, Débora Bolzsoni, Esvin Alarcón Lam e Renata Pedrosa; e Para os guardados, individual de Desali.
___
Programação realizada em parceria com o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), braço institucional da Casa de Cultura do Parque, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Solenis e Messem Investimentos, viabilizada pelo Ministério da Cultura. Governo Federal União e Reconstrução.