programação
PERFORMANCE “APREENSÕES”
Helô Sanvoy
31/05/2025 - 17h
A Casa de Cultura do Parque tem o prazer de apresentar a performance “Apreensões”, de Helô Sanvoy, no dia 31 de maio, às 17h.
Na performance, o artista se deita no chão e lê, em voz alta, trechos de notícias que circularam pelo mundo nos últimos anos. Enquanto tenta pronunciar as palavras, um jato d’água constante atinge sua boca, abafando o som da leitura, que se transforma em grunhidos e engasgos. O gesto tensiona o corpo e a linguagem, revelando as dificuldades de expressão e compreensão em tempos marcados por excesso de informação, censura simbólica e violência narrativa.
Esta ação é realizada ao ar livre, com o auxílio de uma mangueira posicionada a dois metros de altura. As folhas lidas são descartadas uma a uma ao chão, até o fim do bloco. Ao final, o artista se levanta e se retira do espaço.
A performance “Apreensões” é um desdobramento da obra homônima criada em 2017 e ganha nova versão em 2025, com texto atualizado para refletir o presente.
Assista à versão anterior da performance:
Helô Sanvoy natural de Goiânia-GO. Vive em São Paulo. É mestre em Poéticas Visuais ECA/USP e licenciado em Artes Visuais FAV/UFG. É membro do coletivo de performance Grupo EmpreZa. Como artista individual, busca a experimentação e a junção de materiais diversos, como também o estudo de processos, linguagens e suportes.
Foi premiado em 2023 no Prêmio PIPA e premiado pela ABCA: Região Centro Oeste (2022). Realizou exposições individuais no MAC/GO (2014, GO), na CAL/UnB (2014, DF). Foi selecionado para o 30° Programa de Exposições do CCSP (2020, SP) e para a Temporada de Projetos do Paço das Artes (2022, SP). Participou de exposições como: Bienal do Mercosul (2020, RS); Zona De Perigo (2016, PR e PE); Imagens que Não se Conformam (2021, RJ); Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os Brasileiros (2021, SP) e Direito à Forma. Inhotim (2023, MG).
Data: sábado, 31 de maio de 2025
Horário: 17h