Ícone do site Casa de Cultura do Parque

PERFORMANCE “PAISAGEM ONÍRICA”

A Casa de Cultura do Parque tem o prazer de apresentar a performance “Paisagem Onírica”, de Wagner Antônio, nos dias 26 de abril e 3 de maio, às 17h.

O projeto nasce a partir do ano de 2020, durante a pesquisa sobre sonhos que o coletivo teatral 28 Patas Furiosas e o artista Wagner Antônio realizavam naquele período. Em um primeiro momento, a obra serviu de suporte para a performance “Parabólica dos Sonhos” e também para o espetáculo “Um Jaguar Por Noite”Para a Casa, Antônio segue com o projeto “Paisagem Onírica” e persiste em elaborar algumas perguntas:

 

“Como sonhar em tempos de embrutecimento?

É possível dormir no barulho das grandes cidades e sonhar bem?

Como não permitir que o consumo avassalador domine nossos sonhos?

Como experimentar o mistério e narrar o inenarrável?”

 

Para alguns povos indígenas, o sonho é um acontecimento que precisa ser narrado e uma prática que precisa ser exercitada diariamente. Antes de se tornar uma experiência individual, foi uma vivência coletiva que, quando compartilhada, é capaz de transformar realidades. 

O trabalho “Paisagem Onírica” é inspirado em luminosos de grandes cidades que, ao invés de vender mercadorias, anunciam sonhos. A comunicação visual dos produtos dá lugar à cores, vibrações rítmicas e movimentos de luz. Trata-se de uma ferramenta oracular capaz de narrar sonhos com idioma próprio. Painéis de luz, refletores, vídeos, legendas, ruídos, objetos esculturais e falas distorcidas de peças teatrais já encenadas pelo artista, são alguns dos elementos operacionalizados e ritualizados durante a ação.


Wagner Antônio é artista visual, encenador e light designer. Estudou artes cênicas na Escola Livre de Teatro de Santo André (2009) e é um dos fundadores do coletivo 28 Patas Furiosas e Anexo 28 – Aguará.

Transita entre múltiplas linguagens, borrando as fronteiras entre teatro, artes visuais e dança. Já foi indicado ao Prêmio APCA (dança) e Prêmio Shell (teatro), entre outros. Em 2025, ganhou o Prêmio Shell de teatro e o Prêmio Denilto Gomes de dança. Seu ateliê está localizado na cidade de São Paulo onde investiga relações horizontais entre a presença humana e a matéria no espaço.


Ficha técnica

Criação: Wagner Antônio

Colaboração artística: Isabel Wolfenson e Sofia Botelho

Equipe técnica: Denis Kageyama, Marcos Yoshi, Léo Sousa e Sibila.

Materiais: Painéis de luz com fita RGBW, refletores, caixas de som, projetores, monitores e materialidades diversas

Fotografia em destaque: “Paisagem Onírica 1:  Um Jaguar Por Noite”

Crédito: Helena Wolfenson

Datas:

sábado, 26 de abril de 2025

sábado, 3 de maio de 2025

Horário: 17h

Sair da versão mobile