Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Semana da Consciência Negra

consciência negra

A Casa de Cultura do Parque reflete sobre a Semana da Consciência Negra, a partir da reexibição de alguns episódios de seus programas virtuais, e uma estreia do #naVaranda, que evidenciam a importância do povo e da cultura negra no Brasil, bem como lançam luz ao combate ao racismo, discriminação e desigualdade.

O Dia Nacional da Consciência Negra, que acontece neste sábado (20), é uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história de nosso país.

A data também promove a conscientização da população sobre a força e a resistência do povo negro desde a colonização do Brasil, além de trazer à tona influências políticas, religiosas, musicais e intelectuais no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Todos os programas estão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram da Casa.

Confira a programação completa:

15 de novembro
Entre o mundo e eu: Ta-Nehisi Coates entre nós, por Thiago Amparo

Nesse Memória afetiva o professor Thiago Amparo discute sobre literatura de Ta-Nehisi Coates, uma reflexão sobre racismo cotidiano, sobre história profunda da violência racial e o papel da memória na libertação da opressão.

#MemoriaAfetiva

16 de novembro, às 11h
Capturas do mundo pelas lentes da manauara Keila Serruya, com Renata Felinto

Nesta edição do Na Varanda, Renata Felinto apresenta a artista manauara Keila Serruya. Os trabalhos selecionados de Serruya compõem uma trilogia audiovisual que pensam o espaço público ocupado por vários corpos.

#NaVaranda

17 de novembro, às 11h
Cinema sem dogmas, dogmas do cinema, com Jeferson De

A conversa virtual para o Mirante da Casa aborda a filmografia de Jeferson De, além de debater o cinema brasileiro na contemporaneidade e os seus desafios.

#MirantedaCasa

18 de novembro, às 11h
Oficina Educativa: Direitos humanos com Ellen Kianga

Neste episódio do No Quintal, a arte educadora Ellen Kianga parte da leitura do livro ‘Conhecendo os orixás. De Exu a Oxalá’ para construção do ‘mapa do eu’, um mapa que reúne as singularidades e história de cada indivíduo.

#NoQuintal

18 de novembro, às 18h
Dança preta com Jorge Levi

O vídeo para o Na Varanda promove uma compreensão do lugar de memória negra, através de uma cinematografia com o skate como meio de expressão, filmado no pátio da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natal.

#NaVaranda

19 de novembro, às 11h
Horizontes brasileiros com Beth Beli

O Mirante da Casa recebe a percussionista e arte educadora Beth Beli para uma conversa sobre representatividade, religião e cultura.

#MirantedaCasa

20 de novembro, às 11h
Histórias das artes: sobre a urgência de se repensar os modelos narrativos e visuais com Luciara Ribeiro

A educadora, pesquisadora e curadora independente Luciara Ribeiro estreia no programa #navaranda com um vídeo sobre a a urgência de se repensar os modelos narrativos e visuais para a história das artes.

O lançamento acontece também no YouTube e site da Casa.

#NaVaranda

Sair da versão mobile