Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Sília

Sília

O artista multimídia Matheus Leston estreia a sua participação no #navaranda com o vídeo ‘Sília’, uma coleção de sua série ‘Pedra Pássaro’.

A série sugere, através de formas indeterminadas de 3D e apresentadas em imagens digitais, a representação de um mineral, rocha, pedra e de um animal, carne, pássaro. 

Embora a busca seja pelo fotorealismo em renders complexos, a aproximação (ou colisão) dos diferentes reinos gera cenas implausíveis que se revelam como construções digitais. O processo de elaboração desses objetos / criaturas orgânicos é fatalmente e claramente inorgânico.

Em Sília, é possível observar as similaridades e diferenças entre cada espécime desenvolvida pelo artista. Comparados lado a lado, é possível entender suas características únicas e as suas variações.

A alternância entre parte e todo, estrutura e particularidade, sincronia e assincronia é transposta ao som e através da separação entre os canais direito e esquerdo. 

Coloquem os fones de ouvido e adentre neste universo!

Matheus Leston

Músico, artista multimídia, creative technologist e desenvolvedor, Leston cria trabalhos que, a partir de uma perspectiva crítica, tensionam as relações entre arte e tecnologia e entre música e visualidade. É criador dos projetos audiovisuais Orquestra Vermelha, Moiré, Menos e Ré. Também fez parte da Patife Band e compôs diversas trilhas sonoras para séries e filmes. Hoje se dedica a criação de obras de arte digitais através das séries Pedra Pássaro e 256x256x256x256, comercializadas também como NFTs, nas quais um mesmo sistema generativo cria infinitas possibilidades de imagens através de suas regras. Além disso, tem grande foco na produção de música eletrônica e sua forma de produção, usando um sistema modular integrado à programação, que permite que as lives sejam totalmente improvisadas.

Sair da versão mobile