Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Uma ruína paulista

Nesta edição do #NaVaranda, a artista visual Erica Ferrari apresenta a sua série de trabalhos ‘uma ruína paulista: a criança das bandeiras/o grito do guarda-chuva’. As obras são inspiradas na arquitetura, obras de arte e história do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural, o Museu é considerado um marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Teve grande participação na construção da identidade nacional ao resgatar a história gloriosa dos bandeirantes, junto a da independência.

A lembrança de uma excursão de infância, somada ao interesse no papel do museu na formação da identidade brasileira, levou Erica Ferrari ao museu novamente. Com seus espaços vazios e avessos, devido a uma restauração e expansão que o mantém fechado desde 2013, a artista detectou nas ruínas alguns índices arquitetônicos e imagéticos que a instigaram a desenvolver ‘uma ruína paulista: a criança das bandeiras/o grito do guarda-chuva’ .

Partindo de materiais de construções civis, como compensado naval usado, madeira, tecido, cimento e parafina, a artista discute a ideia de nação em sua série. O trabalho também é composto pela releitura de um fragmento de “Independência ou Morte”, de Pedro Américo e letras de metal, ambas características do museu.

Confira e ressignifique a história junto com Erica! 

Sair da versão mobile