Ícone do site Casa de Cultura do Parque

NO DECK | VERTEBRAL

No dia 26, sábado, a Casa de Cultura do Parque inaugura No Deck, a instalação Vertebral composta por cerca de 600 pequenas hélices de alumínio numa extensão de aproximadamente 20 metros, criada por Marcone Moreira. Para a abertura, o artista maranhense radicado atualmente em Marabá, no Pará, conduzirá uma visita guiada às 15h.

Utilizadas em motores de embarcação na Amazônia, essas hélices são adquiridas pelo artista em uma fundição artesanal que utiliza moldes de areia, preservando um método tradicional dessa fabricação. Para esta obra, Moreira experimenta seis diferentes tamanhos de hélices como se buscasse reproduzir o movimento sinuoso de uma grande cobra, evocando fluxos contínuos, deslocamentos e a força dos meios de transporte aquáticos.

Com um trabalho que há duas décadas investiga materiais ligados ao universo náutico, o artista incorpora em suas composições resíduos de madeira e metais, ampliando seu repertório por meio da carpintaria naval e das possibilidades escultóricas da fundição. Sua proximidade com a Mina de Carajás, considerada a maior mina de minério de ferro do mundo, reforça seu interesse pelas transformações industriais da matéria, que se entrelaçam numa pesquisa sobre deslocamento e paisagem. 

[NO DECK]

Vertebral

Marcone Moreira

26 abr–31 ago

Abertura: 26 de abril, sábado

Horários: 14h – 18h

Visita guiada: 15h

 

Sair da versão mobile