Ícone do site Casa de Cultura do Parque

Breve

O artista Rodrigo Bivar apresenta Breve, exposição individual na Casa de Cultura do Parque. Com direção artística de Claudio Cretti, a mostra faz parte do II Ciclo Expositivo 2022 da Casa. 

Bivar inicia sua trajetória no começo dos anos 2000, sendo parte do grupo de artistas conhecidos como grupo 2000e8. Sua produção pictórica atual aproxima-se da figuração, porém com um desejado estranhamento como no ângulo em que as figuras se encontram e na falta de hierarquias entre alguns dos elementos. As pinturas dessa exposição retratam pássaros e naturezas mortas, como continuidades das últimas duas mostras, como comenta o artista, que já lançava olhares a objetos banais e retratos de pessoas. Tendo abandonado a figuração durante uma fase e partido para trabalhos com maior abstração, Rodrigo Bivar sentiu a necessidade de voltar seu olhar para a representação de elementos que soubesse nomear quando voltou a produzir durante a pandemia, retornando ao exercício da reprodução de figuras do seu entorno. Esse exercício tem sido, segundo o artista,  uma tentativa de balancear todas as incertezas que vivemos neste momento, tendo o conforto de mirar para o conhecido, para os seres e objetos que nos são familiares. 

Em uma das séries apresentadas, chamada “Bípedes”, o artista faz retratos de passarinhos, explorando um recorte de imagem que se assemelha a uma fotografia, explorando um olhar que humaniza esses animais, de certo modo. Em uma outra série da exposição, Rodrigo traz naturezas mortas que partem de uma ideia de colagem, onde recorta alguns dos elementos das imagens e os dispõe sobre as distintas telas, revelando apenas algumas de suas partes. 

Bivar ressalta nesta mostra a efemeridade, como o curto instante que temos para observar um pássaro, que geralmente logo alça voo, ou o próprio fazer artístico, uma vez que buscou realizar rápidas representações nas naturezas mortas, por exemplo, criando pinturas em curtos olhares aos elementos dispostos antes de levá-los às telas. 

Sair da versão mobile